Cada vez mais o governo tem buscado utilizar a tecnologia como ferramenta de suporte para o cumprimento das legislações vigentes, com o objetivo de informatizar os processos de prestações de contas pelos contribuintes.
Isso ocorre através da utilização de bases de dados unificadas e padronizadas que possibilitam o cruzamento de dados, agilidade nos processos e evitam a sonegação de impostos e práticas de ilícitos.
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) incluiu no circuito digital empresas de todos os portes, obrigando-as a aderirem os recursos de informática para interagir com as entidades fiscalizadoras no momento de cumprir com as obrigações acessórias.
O SPED é composto por diversos subprojetos, como o SPED Fiscal, SPED Contábil, SPED Contribuições, eSocial, NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), entre outros, que vem sendo implantados de forma gradativa, desde 2007.
Atualmente, o SPED Fiscal exige que as empresas façam a escrituração fiscal digital dos livros de registro de entradas, saídas, inventário, apuração de IPI e ICMS, controle de crédito de ICMS do ativo permanente, controle de produção e controle de estoque.
Para acompanhar o ritmo tecnológico do governo e cumprir adequadamente as obrigatoriedades, é fundamental que a empresa se prepare e integre os seus processos de gestão empresarial.
Quando a empresa possui o sistema ERP Protheus, os impactos do SPED são menores, visto que todas as informações necessárias ficam acessíveis no formato digital.
O ERP Protheus permite a integração do módulo do SPED no sistema, possibilitando gerenciar as configurações e gerar o arquivo de transmissão de dados de maneira automática.
Além disso, com a utilização do sistema, a empresa pode evitar multas e transtornos, que muitas vezes, são gerados por erros banais.