Quando o assunto são as obrigações do Protheus 2017, sabemos o quanto é importante entregá-las dentro do prazo.
Por isso, resolvemos criar um artigo com uma lista das principais obrigações do Protheus 2017 e os seus prazos para entrega atualizados. Confira:
- DIRF: A DIRF é a declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte e tem como objetivo informar à Receita Federal os rendimentos pagos para as pessoas físicas e jurídicas domiciliadas no Brasil. Atualmente, a DIRF é a obrigação que possui o prazo de entrega mais próximo, 27 de Fevereiro de 2017.
- RAIS (Relação Anual de Informações Sociais): Trata-se de uma obrigatoriedade que deve ser entregue pelos empregadores. Para o cumprimento da RAIS, as empresas têm que reunir todas as informações dos seus colaboradores registradas durante o ano de 2016 e enviá-las ao ministério de trabalho e emprego. A declaração da RAIS irá garantir aos colaboradores o benefício PIS PASEP. Lembrando que a RAIS deverá ser feita até o dia 17 de março de 2017.
- ECD (Escrituração Contábil Digital): Refere-se a entrega de informações contábeis por algumas empresas. A ECD substitui a escrituração em papel transmitida ao FISCO por todas as organizações tributadas pelo lucro real. O prazo para entrega da ECD é 31 de Maio de 2017.
- ECF: Trata-se de uma forma para que a receita federal receba informações das apurações do Imposto de Renda Pessoas Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), além de outras informações econômicas em geral. Vale lembrar que a ECF é uma Obrigação Fiscal que altera as rotinas contábeis, substituindo o livro de apuração do lucro real, LALUR, a DIPJ e o FCONT e a sua entrega deverá ser feita até 31 de Julho de 2017.
- Código CEST: Tem como principal função identificar e uniformizar a mercadoria passível de sujeição aos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto relativo as operações subsequentes. O seu prazo de entrega é 01 de Julho de 2017.
- NF-e: O objetivo da NF-e é a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, modelos 1 e 1 A, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e possibilitando, o acompanhamento em tempo real das operações comercial pelo FISCO. O prazo de entrega da NF-e é 01 de Agosto de 2017.
- eSocial: É um projeto do Governo Federal que visa unificar o envio das informações obrigatórias que uma organização deve transmitir em relação aos vínculos empregatícios dos seus funcionários. Para as empresas com o faturamento a cima de R$78 milhões o prazo de entrega será a partir de Janeiro de 2018 e para as demais empresas a entrega deverá ser feita em Junho de 2018.
- Bloco K: Esta obrigação destina-se a empresas com atividades econômicas semelhantes à de industria e/ou atacadista e visa substituir o formato do livro registro de Controle de Produção e Estoque Manual em papel para o formato digital. O objetivo é que através desta mudança o processo de produção possa ser detalhado. As empresas que possuem o faturamento anual igual ou superior a R$78 milhões deverão entregar o Bloco em Janeiro de 2018 e os demais estabelecimentos em Janeiro de 2019.
Para cumprir as obrigatoriedades e evitar multas e transtornos é fundamental ter um bom planejamento e ficar atento ao cronograma.
O auxílio tecnológico do sistema ERP Protheus irá tornar os processos mais simples e evitará complicações. Além disso, para garantir o sucesso de seus projetos, você pode contar com uma consultoria especializada. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento sem compromisso!
Obrigado…Excelente artigo.
Obrigado…Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.
Ola! Obrigado…Grande artigo.
Grande artigo.