As empresas precisam atender a uma grande quantidade de requisitos fiscais de forma adequada para continuarem operando sem pendências. São diversas exigências que regulam a contabilidade e apenas um pequeno erro pode acarretar em multas, restrições e outros tipos de sanções que podem ser aplicada na organização.
Devido a essa necessidade, surgiu o conceito Compliance Fiscal.
Mas, afinal, o que é Compliance Fiscal?
O termo remete a algo como “atuar de acordo com as regras”. Portanto, trata-se de uma atividade que visa garantir que a empresa cumpra todas normas e requisitos dos órgãos reguladores, seguindo os padrões obrigatórios.
E quais são as dificuldades que as organizações encontram na hora de utilizar uma compliance eficaz?
Observa-se que existe uma grande variedade de regimes tributários e impostos que somam-se a outras obrigações relacionados e se tornam prestação de contas, transformando-se em um verdadeiro labirinto fiscal.
Outro ponto a ser citado é que uma das maiores necessidades em relação ao sistema fiscal e tributário está na imposição de uma práxis contínua de compliance para conseguir receber benefícios fiscais. A situação fica ainda mais complicada, pois é comum deparar-se com informações confusas ou de má qualidade disseminadas em sistemas proprietários ou em prestações de contas anteriores.
Com o grande volume de trabalho, os responsáveis por entregar as obrigações nem sempre estão caminhando de acordo com os prazos. Mas, para que tudo funcione de forma correta, é essencial que a equipe esteja plenamente capacitada e tenha uma metodologia adequada de trabalho para não perder o controle de gestão e está sempre um passo a frente do relógio.
Além disso, para obter sucesso com compliance, muitas vezes, é necessário retificar boa parte das informações em relação ao registro de entrada e saída mensais da organização, o que demanda tempo e atenção.
Quando a empresa não está preparada para a fiscalização podem ocorrer alguns inconvenientes como CFOP mal utilizado, NCM inexistente, erro na alíquota do ICMS, entre outros.
Para evitar erros, além de uma equipe especializada em Compliance Fiscal, recomenda-se também que a empresa conte com um sistema para simplificar e automatizar os processos.
O Sistema ERP Protheus poderá auxiliar a sua empresa na entrega de todas as obrigatoriedades fiscais de forma correta e dentro do prazo, tornando o processo de compliance mais seguro e trazendo maior eficácia operacional e reduzindo possíveis erros.
Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento! (11) 4426-1858 / vendas@proativatecnologiasp.com.br