Proativa Tecnologia

(11) 4426-1858 / (11) 99163-2728
  • Sobre
  • Consultoria ERP
  • Fábrica de Software
  • Áreas de atuação
  • SAP
  • Blog
  • Contato

Vantagens de manter o Protheus Atualizado

segunda-feira, 16 agosto 2021 / Published in Sem categoria

Vantagens de manter o Protheus Atualizado

  • Nova legislação
    • Para garantir que a sua empresa está respeitando as todas as regras legais e fornecendo as informações corretamente, a TOTVS realiza manutenções frequentes nas suas soluções, tudo para manter o seu negócio em dia com as obrigações fiscais.
  • Legislação
    • Novidades e atualizações da legislação brasileira, nas áreas fiscal, previdenciária, tributária e trabalhista.
  • Atendimento
    • Agilidade no atendimento com ações mais assertivas para todos os clientes.
  • Reparos de não conformidade
    • Pacotes de manutenção periódicos garantem o bom funcionamento dos sistemas para os clientes que mantém as soluções atualizadas.
  • Melhorias e Evolução Tecnológica
    • Melhorias e inovações que tornarão seu negócio mais rentável, eficiente e competitivo. Com as atualizações periódicas, a inclusão de inovações e melhoria das soluções TOTVS estão garantidas para atender as necessidades específicas ou pontuais de seu negócio e segmento. Incorporando as melhores práticas de produtividade desenvolvidas especialmente para os clientes TOTVS.

 

Ciclo de Vida de Software

A Política de Ciclo de Vida define a periodicidade da evolução dos produtos da TOTVS, fornecendo diretrizes previsíveis sobre o lançamento de novas funcionalidades e manutenções corretivas.

 

Com esta política, a TOTVS quer ajudá-lo a maximizar a gestão dos investimentos em Tecnologia da Informação da sua empresa e a melhor administrar o tempo de utilização do seu produto, planejando com segurança a adoção de uma nova versão/release. Ao acompanhar o Ciclo de Vida de versões/releases, você terá sempre nossos produtos com as mais recentes tecnologias e funcionalidades.

 

Versões

Em uma versão são disponibilizadas novas funcionalidades e melhorias tecnológicas. Nela também estão todas as correções e as alterações legais disponibilizadas desde a versão anterior. Antes de adotar uma nova versão, você deverá avaliar os impactos desta atualização, levando em consideração as customizações feitas em seu produto e a capacitação dos colaboradores que o utilizam.

 

Releases

A TOTVS tem o compromisso de fornecer produtos atualizados legalmente, seguros e com qualidade aprimorada. Por isso, disponibiliza releases periódicos das versões dos seus produtos. Os Releases contemplam correções de erros e alterações legais. Eventualmente, poderão conter novas funcionalidades.

Entendemos que cada produto tem diferentes exigências de suporte e manutenção e por esse motivo possui as seguintes Políticas de Ciclo de Vida:

  • Os releasescontendo inovações e serão lançados agora a cada 6 (seis) meses;
  • Garantimos que cada releaseexpedido tenha 18 (dezoito) meses de vida útil completa de atualizações, ou seja, a cada 18 (dezoito) meses será necessária uma atualização completa de release. Durante estes 18 (dezoito) meses correções e/ou implementação de legislações que entrem em vigor continuam sendo disponibilizadas através de pacotes de atualização.
  • O primeiro releaselançado sobre esta nova perspectiva será o release 12.1.23, que foi lançado em fevereiro de 2019.

 

A TOTVS mantém o compromisso de apoiar nossos clientes e parceiros durante a crise do COVID-19. Por conta disso, estendemos a duração do suporte e manutenção dos releases da linha Protheus lançados até 01 de março de 2020.

Calendário de Releases da Versão 12

Release Data de Liberação
12.1.17 13/07/2017
12.1.23 18/02/2019
12.1.25 05/07/2019
12.1.27 21/02/2020
12.1.27 16/10/2020
12.1.31 05/04/2021
12.1.33 04/10/2021

 

Inovações Release 12.1.27 – Expedição em fevereiro / 2020

 

Business Intelligence

  • Execução de Scripts em arquivo zip

 

Controladoria

  • ECD – Escrituração Contábil Digital
  • ECF – Escrituração Contábil Fiscal
  • ATFA240 – Classificação de Bens
  • Homologação da integração entre Protheus x Prophix

 

CRM

  • Posição do Cliente – Seleção das Filiais para o Histórico de Cobrança
  • Oportunidade de Venda – Acessar Privilégios
  • Proposta Comercial – Área de trabalho CRM

 

Faturamento

  • Venda Presencial no Orçamento de Venda
  • Pagamento de Comissões pela Folha de Pagamento
  • Factura Electronica “Validacion Previa”
  • Pedido de venda – Estorno de liberação com transferência entre armazéns
  • Pedido de Venda – Vínculo de Recebimento Antecipado
  • Pedido de venda – Classificação fiscal com grade de produtos
  • Pedido de Venda – Melhoria de Performance na Execução por Rotina Automática
  • Documento de Saída – a geração de notas fiscais eletrônicas ficou mais rápida. O processo foi redesenhado, proporcionando muito mais rapidez na emissão de notas, para facilitar a sua rotina.

 

Planejamento e Controle Orçamentário

  • A geração de planilha de orçamento, permite que você exporte os dados do seu planejamento orçamentário para arquivos do tipo planilha de forma simples e ágil, facilitando o controle e a manipulação dos dados.
  • Integração com Prophix
    • Ganhou integração nativa com o sistema Prophix, uma solução de planejamento orçamentário de classe global. Com isso, você conta com uma ferramenta mais sofisticada e flexível, para fazer simulações, planejamento descentralizado, detalhamento de orçamento por centro de custo etc.

 

Contabilidade

  • A criação de relatórios de razão contábil ficou mais rápida e eficiente. O processo foi reformulado na nova versão do sistema, com o redesenho e reestruturação dos códigos. Desse modo, a rotina teve um ganho significativo de velocidade e passou a proporcionar melhor experiência de uso.

 

Contratos

  • A geração de Contratos, para tornar todo o processo muito mais simples e intuitivo, proporcionando maior velocidade em todo o processo.

 

Ativo Fixo

  • Estorno de depreciação de ativos, processo de estorno de depreciação de ativos mais simples e rápido, para dar maior eficiência ao controle de ativos fixos da sua empresa.

 

PMS

  • Gestão Eletrônica de Documentos – ECM

 

TMK

  • Televendas – Desconto de ICMS (Bahia)
  • Televendas – Validação do Código Fiscal

 

Financeiro

  • Extrator do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR)
  • Tratamento de valores acessórios
  • Cálculo de Juros Futuros na simulação e liquidação
  • Nova modalidade para geração das retenções na liquidação
  • CNAB CLOUD
  • CONCILIADOR TEF
  • Livro Caixa Digital do Produtor Rural
  • Alteração das funções de cálculo de IR para considerar o(s) complemento(s) de impostos
  • Baixa de título de PF com rateio de IR
  • Cálculo Cide na baixa de títulos
  • Novo pergunte tipo de desconto condicional/incondicional
  • DIRF Rateio Aluguel
  • Compensação Contas a Pagar – TX com TXA
  • Configurador de tributos
  • Extrator do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR)
  • Integração com TOTVS Antecipa
  • Evolução do relatório títulos a pagar (FINR150)
  • Evolução do relatório títulos a receber (FINR130)
  • Contabilização offline da transferência de carteiras
  • Baixas a Pagar Manual e de Compensações a Receber ficou muito mais rápido. Os códigos do processo foram redesenhados com a última atualização do sistema, para dar muito mais agilidade na baixa das contas a pagar e das compensações a receber.
  • A geração de relatórios de títulos de contas a pagar e a receber foi reestruturada, para tornar o processo mais simples e intuitivo, agilizando a sua rotina.
  • Conciliação de Cartão de Crédito com Amex, Cielo e Rede você tem mais opções de conciliação para trabalhar com diferentes operadoras de cartão de crédito. Além da Software Express, agora a ferramenta de conciliação foi integrada às operadoras/administradoras de cartões Amex, Cielo e Rede, atuando na conciliação dos registros de vendas e/ou pagamentos.
  • Atualização Automática do CNAB Cloud, conta com a ferramenta CNAB Cloud. Com ela, os layouts dos principais bancos do país estão disponíveis para download, com um wizard que facilita a implementação do arquivo passo a passo. E sempre que algum banco fizer alguma alteração de layout, a TOTVS irá efetuar a atualização e disponibilizá-la para download.

 

Fiscal

  • Configurador de Tributos
  • Novo Configurador de Tributos que centraliza o processo em uma única interface, tornando-o mais rápido e, também, mais transparente. Além disso, o Configurador é aderente às regras dos diferentes fundos estaduais, dando muito mais flexibilidade para você operar em qualquer parte do país sem perder a conformidade com a legislação tributária.
  • Livro Caixa Digital do Produtor Rural, foi adaptado para atender à nova exigência da Receita para produtores rurais pessoa física, com busca automática de dados de caixa bancário, contas a pagar e contas a receber, para impressão do livro. Sem preenchimento manual, sem erros de registro e sem perda de tempo.

 

Tratamento de dados pessoais e sensíveis (LGPD)

  • Fique preparado para a Lei Geral de Proteção de Dados. O Protheus permite realizar o tratamento de dados sensíveis, de acordo com a política de proteção de dados da sua empresa. Assim, você conta com uma série de ferramentas que vão ajudá-lo a tomar as medidas necessárias para atender os requisitos da nova lei.
  • Ofuscamento de Dados
  • Anonimização de Dados
  • Log Auditoria
  • Criptografia do Banco de Dados DbAccess

 

Recursos Humanos

  • Gestão de Pessoal
  • Tela de Gerenciamento de Solicitações de Anonimização
  • Nova Tabela Progressiva do INSS
  • Novo Processo de Cálculo de Múltiplos Vínculos
  • Armazenamento de Médias de Verbas Variáveis
  • MP 905 – Contrato Verde-Amarelo
  • Ganhos de eficiência
    • Novos Processos na Memória de Cálculo
    • Manutenção de Rescisão

 

  • eSocial
  • Cadastro do Empregador e Dados Softwarehouse
  • Criação da Tabela de Fila de Eventos
  • Criação da Tabela de Troca de CPF
  • Eventos de Tabelas
  • Ocorrência na rotina CTBA030 – Cadastro de Centro de Custo
  • Inclusão do campo RG_INDAV no dicionário diferencial de acumulado do eSocial
  • Configuração de Certificado Digital
  • Monitor de Eventos
  • Criação de tabela de Id Tab Rubricas
  • Importação das tabelas do TAF/TSS – Tabela T3M
  • Tela de Geração dos Periódicos
  • Criação da Tabela RJG – Processos Verbas
  • Criação da Tabela RJJ – Processos Funcionários
  • JOB de envio dos eventos
  • Carga Inicial para o Middleware
  • Monitor Principal THF – API de retorno de filiais
  • Monitor Principal THF – 3 – Retornar os tipos de Eventos que processamos
  • Monitor Principal THF – 5 – Api Transmissão
  • Monitor Principal THF – API de Cards
  • Tela de Eventos de Fechamento – Middleware
  • Tabela de Controle de Transmissão – RJN
  • JOB de retorno dos eventos
  • Monitor Principal THF – Detalhamento
  • Envio do eSocial do Futuro Diretamente pelo Sistema
  • Transmissão das Trocas de Turno de Funcionários com Datas Futuras
  • Ganhos de eficiência
  • Relatório de Verbas S1200, S2299 e S2399

 

  • Pagadoria
    • Memórias de cálculo dos adicionais
    • Gravação do histórico das médias
      • Permite que você mesmo configure os parâmetros do cálculo das médias. Além disso, o sistema apresenta um relatório mais completo do histórico, facilitando o entendimento sobre os critérios usados para se chegar ao resultado das verbas.
    • Melhorias no cálculo das rescisões complementares – Edição de valores

 

  • TAF
    • Nova Interface do TAF, os processos de geração e envio de dados para o Reinf e para o eSocial ficaram mais simples e intuitivos, foram reformuladas no Monitor Fiscal do módulo TAF (TOTVS Automação Fiscal). Agora, o sistema permite fazer a apuração, transmissão, acompanhamento, geração de relatórios, abertura, fechamento e reabertura de períodos do Reinf e do eSocial em uma única tela. E o resultado é uma rotina muito mais produtiva e eficiente para sua empresa.
    • Painel de Conferência dos Valores de INSS do eSocial
    • Painel de Conferência dos Valores de FGTS do eSocial

 

Gestão de Capital Humano

  • Holerite Eletrônico – Banco Itaú
  • Solicitação de Abono no Portal GCH
  • Criação de filtro de turno | Relatório de programação de férias
  • Ação Salarial no Portal GCH
  • Aviso de Treinamento
  • Melhoria no relacionamento dos participantes
  • Processo para substituir aprovador no Portal
  • Aviso Vencimento Período de Experiência
  • Integração Protheus x Carol – Importação de Batidas
  • Importação Brandisse Eletrônico
  • Revitalização cadastro de Rede de Atendimento – Especialidades x Cadastros relacionado
  • Controle de Geração de Títulos
  • Cadastro de Funcionários Autônomos
  • Centralização do Perfil de Acesso do Usuário do Portal do Capital Humano
  • Ganhos de Performance
  • Filtro por Turno no Relatório de Programação de Férias
  • Aviso de Treinamento
  • Aviso de Vencimento do Período de Experiência
  • Aumentos e Promoções via Portal de Gestão de Capital Humano
  • LGPD
    • Anonimização de Candidatos
    • Clock In

 

Gestão Jurídica

  • Melhorias Prognóstico
  • Histórico de Alteração
  • Integração Financeiro x Sigajuri Banco de Conhecimento
  • Alteração no fornecedor da assinatura para VERTISIGN
  • Implementação do Middleware na rotina E-Social do SIGAJURI
  • Considerar o prognóstico de um objeto “Valor Inestimável” no Processo
  • Ajuste campo NT9_PERCAC
  • Gestão Jurídica
  • Conta com um novo campo “Pergunte”, onde é possível informar a Data que deseja efetuar o lançamento – por Data Competência, por Data Caixa ou por Data Base.
  • Também foi criada a funcionalidade de aprovação de uma garantia, a partir da grade de aprovação do módulo de compras.
  • O módulo também conta com novos gatilhos para que no momento do preenchimento do fornecedor da garantia, o sistema preencha automaticamente os dados bancários.
  • Outra melhoria foi adicionada em Relatórios de Conciliação de Depósitos Judiciais, sendo possível gerar um arquivo em Excel, com todos os layouts lidos (extratos das contas judiciais e recursais).
  • Aplicativo TOTVS LEGAL com a tecnologia Portinari
  • Integração com BackOffice Protheus
  • Assinatura digital no fluxo de contratos

 

Logística

  • Gestão de Armazenagem
    • Alteração no processo de reabastecimento do WMS atual
    • Alteração no reabastecimento por percentual de reposição para evitar a quebra do FIFO
    • Implementação de processo para recálculo da segunda unidade
    • Implementação do parâmetro MV_WMSNPCP para impedir a conferência de produtos que não se encontram nos documentos de entrada selecionados (WMSA320)
    • Implementação dos campos “Empresa” e “Identificador Unitizador” na importação de carga de saldos iniciais via TXT (WMSA490)
    • Foi realizada também uma melhoria na busca de endereços possíveis de desfragmentação, para que sejam consideradas todas as estruturas do tipo pulmão cadastradas no sistema, o que anteriormente não era possível.

 

  • WMS
    • Alteração no processo de reabastecimento do WMS atual
    • Alteração no reabastecimento por percentual de reposição para evitar a quebra do FIFO
    • Processo para recálculo da segunda unidade de medida
    • Novo parâmetro MV_WMSNPCP que impede a conferência de produtos que não constam nos documentos de entrada selecionados
    • Novos campos “Empresa” e “Identificador Unitizador” na importação de carga de saldos iniciais via TXT
    • Nova opção que permite a transferência de saldo de estoque bloqueado

 

  • Transferência de saldo de estoque bloqueado
    • Ponto de entrada na transferência WMS (WMSA225)
    • Ponto de entrada na transferência WMS via coletor (WMSV095)
    • Transferência de produtos via coletor com bloqueio de estoque (WMSV095)
    • Transferência de produtos via monitor com bloqueio de estoque (WMSA225)

 

  • Gestão de Distribuição
    • Implementação da opção “Aglutinar por?” no pergunte da rotina de montagem de carga (OMSA200)
    • Integração OMS Protheus x Maplink

 

  • Integração OMS x Cockpit Logístico
    • OMS x CPL – Cancelamento / reprogramação do pedido ou item (OMSXCPL6)
    • OMS x CPL – Inconsistências nas validações de inclusão e alteração de pedidos com a integração (OMSXCPLB)
    • OMS x CPL – Liberação de melhoria para permitir a quebra de pedidos no Cokcpit Logístico (OMSXCPL6)
    • OMS x CPL – Novo parâmetro para tempo de timeout da comunicação entre OMS e CPL (OMSXCPL1)
    • OMS x CPL – Preparar o monitor de cargas para realizar o cancelamento da integração com o monitoramento (OMSXCPL7)
    • OMS x CPL – Tratamentos ao receber a viagem no Protheus (OMSXCPLA)
    • A solução também recebeu um novo método para análise de Ordem de Produção, gerando os empenhos, quando houver saldo no endereço de produção, além das Ordens de Serviço de Requisição OP x WMS da quantidade faltante.
    • Implementação da opção “Aglutinar por?” no pergunte da rotina de montagem de carga
    • Integração OMS Protheus x Rotas Inteligentes
    • Novas opções na integração OMS x Cockpit Logístico – otimização da carga

 

  • Gestão de Frete Embarcador
    • Correção de cálculo de frete que utiliza componente por romaneio (GFEXFBH)
    • Retirar as suavizações “ExistSX3” que estão obsoletas
    • Campos de controle de integrações em contratos com autônomos (GFEA100)
    • Integração da fatura com financeiro somente após atualização fiscal dos documentos de frete
    • Código Imposto ISS e Classificação do Imposto ISS no Financeiro
    • Facilitar a Entrada de Documentos de Frete Espécie Subcontratação
    • Facilitar atualização de Faturas de Frete
    • Integrar data de liquidação do título Datasul x SIGAGFE
    • Homologação dos Campos LGPD
    • Retirar as suavizações “FindFunction” que estão obsoletas
    • Criação do vínculo do contrato de transporte
    • Envio da informação de sentido dos documentos de carga relacionados ao contrato RPA atualizado no RH
    • Exemplo do novo template de inovação
    • Inclusão campo Lacre no Relatório Frete It Doc Carga
    • Integrar contrato de compras Datasul x SIGAGFE
    • Melhorias auditoria de frete – controle de compensações de divergências
    • Atualização de controle de cópia de conteúdo
    • Foi corrigido para melhorar a compatibilidade considerando formatações de pesos, e para considerar a unidade de peso Tonelada.
    • Integração Fiscal como pré-requisito para Integração Financeira
    • Reagendamento de Entregas
    • Controle de Compensação de Divergências
    • Seleção de Faturas para Integração Financeira em Lote
    • Geração de Documento de Frete de subcontratação sem CT-e (para Operadores Logísticos)
    • Acrescentar Vale-pedágio ao Cálculo de Frete

 

  • Gestão de Transporte
    • Automação de Testes
    • Visualização de CT-es Estornados – Criação da Tela Motivo Estorno
    • Visualização de CT-es Estornados – Monitor CT-e
    • Visualização de CT-es Estornados – Tela motivo estorno (Viagem express / Selecionar lotes)
    • Integração Dados Coleta x GFE
    • Criação do Ponto de Apoio na Viagem de Entrega
    • Atualização da Data de Previsão de Entrega
    • Apresentar alerta/mensagem sobre importação de xml < tag modfrete 2 / 3 >
    • Geração automática do solicitante a partir do cadastro de cliente
    • Espelhamento de documentos de transporte estornados
    • Tela de consulta de documentos de transporte estornados

 

  • TMS
    • Integração da Solicitação de coleta no encerramento da viagem com o módulo GFE
    • Atualização da data de previsão de entrega
    • Visualização de documentos de transportes estornados

 

Serviços

  • Pré-faturamento de Serviços
  • Emissão de Nota Fiscal com cotação do recebimento
  • Formato de data no envio de e-mail de Fatura
  • Melhoria no Histórico dos Lançamentos
  • Emissão de Pré-Fatura com Junção de Contratos
  • Alteração de Solicitação de Despesas em Lote
  • Ajustes na rotina de Vínculo de Time Sheets em Fatura
  • Revisão da solicitação de despesa via Legal Desk
  • Ajuste na réplica de informações para os Contratos
  • Melhoria na classificação de projeto/item
  • Link e código da NFS-e na Fatura
  • Aprovação de lançamentos do Tarifador
  • Geração de lançamentos pela importação de extrato bancário
  • Campo para o Código do Legal Desk
  • Fluxo de anexos da despesa
  • Aba Revisão na Pré-fatura
  • Compensação de Títulos com Adiantamento
  • Relatório de Aging por Sócio
  • Alterações concorrentes na Pré-fatura
  • Revisão das browses de Operação de Pré-fatura e Fatura
  • Revisão da solicitação de despesa via Legal Desk
  • Criação de Contas a Pagar via ExecAuto
  • Aprovação dos lançamentos de Tarifador
  • Vigência de Contrato
  • Classificação de despesas (Projeto e Item)
  • Envio do link da NFS-e no envio de e-mail das faturas
  • Relatório de Faturas Pagas
  • Relatório de Faturas Pendentes com histórico de cobrança
  • Relatório de Aging por Sócio

 

  • Prestadores de Serviços Transporte de Passageiros
    • Controle de encomendas
    • Layout CTe-Os 3.00a
    • Controle de vencimento dos blocos de documentos

 

  • Prestadores de Serviços Terceirização
    • Controle de Uniforme
    • Redução da Base INSS
    • Contratação de Intermitente
    • Rota de Cobertura
    • Processo de Realocação
    • Agrupadores de Custo
    • Réplica do Cronograma Financeiro
    • Troca de Efetivos
    • Integração REP
      • Trata-se da integração do Prestadores de Serviços Terceirização com as marcações geradas por meio de um relógio de ponto e as agendas projetadas pelo operacional, possibilitando aferir se os atendentes cumprem o horário estipulado e verificar se o serviço orçado está sendo executado conforme planejado, aumentando a qualidade e o controle do serviço prestado de maneira simples.
    • GS sem OS
      • Possibilidade de migrar o Prestadores de Serviços Terceirização de modo que não seja mais necessário gerar Ordens de Serviço para realizar a integração das rotinas com o módulo de RH.
      • Envio de Verbas sem OS
        Geração de Atendimentos sem OS
        Apuração sem OS
        Envio de adicionais de periculosidade e insalubridade sem OS
      • Novo motor de Revisão

 

  • Portal Prestadores
    • Essa rotina tem como objetivo melhorar o dia a dia do operacional de uma empresa de prestação de serviços, mostrando de forma mais clara e usual os postos de atendimentos que têm alocação no dia corrente e apresentando indicadores que podem ajudar na tomada de decisões e facilitar a visão das alocações e suas respectivas manutenções.
  • Integração Prestadores de Serviços x Carol Clockin
    • O objetivo desta funcionalidade é viabilizar a integração entre o módulo Prestadores de Serviços Terceirizaçãoe a ferramenta Carol Clockin, onde as batidas realizadas automaticamente serão importadas para que seja possível realizar o atendimento da ordem de serviço com os horários reais utilizados na funcionalidade. Essa integração é transparente e não há necessidade de interação do usuário.

 

Varejo

  • Integração TOTVSPDV x SIGACRD (Fidelização e Análise de Crédito)
  • Melhorias no cadastro de clientes do TOTVS PDV
  • Tributacao ISS ECF
  • Melhorias na experiência de usuário do TOTVS PDV
  • Data da sangria no TOTVS PDV
  • Job de Processamento de Venda RMI
  • Monitor de Integração RMI
  • API RetailReduction – Inclusão de Redução Z
  • Converter gravacao de logs de tabela customizada para tabela padrão
  • Converter leitura de logs do monitor de integração
  • Conversão parâmetro IN_TPOPPAD para padrão
  • Conversão parâmetro IN_VLDDTFC para padrão
  • Permitir que seja registrado de-para de campos
  • Conversão de dados
  • Cancelamento da Venda – Job de Processamento
  • Leitura de logs do monitor de integração para cancelamento de vendas
  • Serviço de Publicação de Mensagens
  • Montagem do Json para publicacao de mensagem
  • Cadastro de Processos
  • Cadastro de Assinantes
  • Serviço de Distribuição de Mensagens
  • Ajuste SonarQube LJRETAILAPP
  • Adequar fonte de integracao e-commerce
  • Ajuste SonarQube LOJIXFUNC
  • Melhorias no processo de monitoramento da Tabela SLX
  • Impressora Bematech Nao Fiscal em Rede
  • TOTVS PDV Bonificacao
  • Captura do CPF do cliente pelo PinPad (SITEF) no TOTVS PDV
  • Resumo de Caixa 2.0
  • Melhorias no cadastro de clientes do TOTVS PDV
  • Venda Assistida – Pesquisa Condição de Pagamento

 

  • Varejo (Loja)
    • Conferência de documentos eletrônicos (LOJA783)
    • Inutilização da NFC-e direto do PDV
    • Controle da fila de cancelamento de NFC-e
    • Parcela mínima no TOTVS PDV para vendas TEF
    • Pesquisa na condição de pagamento
    • Auditoria de desconto no TOTVS PDV
    • CPF no PinPad
    • Resumo de Caixa 2.0
    • Integração TOTVS PDV com Análise de Crédito
    • Uso de impressora em rede

 

Quality

  • Cadastro de Plano de Ação
  • Cadastro de não conformidade
  • Justificativa de FNC com status Não Procede sejam gravadas em uma tabela

 

Manufatura

  • Novo programa para o cadastro de estrutura e pré-estrutura com melhor usabilidade
  • Nova rotina MRP mais performática
  • Rotina para identificar onde um componente é utilizado considerando todas as estruturas de produtos
  • Rotina de demandas para no novo MRP que podem ser agrupadas de vários locais (PMP, Plano de vendas, manuais etc.
  • Estrutura PCPA200
  • Lista de operações e materiais que são mais utilizados
  • Calendário da produção que será utilizado exclusivamente na nova rotina do MRP

 

Comércio Exterior

  • Alteração de valores do Embarque de Exportação após o preenchimento da Data de Embarque
  • Nota complementar de exportação
  • Nota de Crédito ao cliente
  • Movimento no Exterior com Logix
  • Acréscimo, decréscimo, multa, juros e desconto no câmbio de exportação
  • Inclusão de data de embarque em lote
  • Alteração de valores do Embarque de Exportação após o preenchimento da Data de Embarque via Mensagem Única – EAI
  • Rotina Automática de Câmbio de Exportação
  • Recebimento de LI na integração TXT com o despachante
  • No módulo Easy Import Control foram acrescentados os campos para armazenar a data de fabricação dos lotes, com título “Data Fabric.
  • O módulo Easy Drawback Control (SIGAEDC) também foi otimizado. Agora é possível utilizar os dois tipos de processos (DU-e  e R.E (Registro de Exportação)) na criação de um Drawback de Isenção na subrotina de apuração de saldo.

 

Gestão Agroindústria

  • Foi adicionada uma verificação para efetuar novas reservas de faturamento caso a linha selecionada seja de um lote sem reserva existente para o cliente do pedido em questão.
  • Criado um script (SQL) para adicionar a consulta existente da rotina.
  • Aumento de performance da consulta padrão na tela de Beneficiamento de Algodão
  • Recebimento de uma amostra avulsa sem informar uma tabela de classificação
  • Beneficiamento de sementes
  • Enquadramento na normativa INDEA-MT Nº 006/2018
  • Simplificação Nova Comercialização
  • Transferência de Serviços
  • Regras de Títulos Financeiros na Nova Comercialização

 

Tecnologia

  • DbAccess
    • Habilitar monitoramento centralizado do DbMonitor conectado no DbAccess Master;
    • DbMonitor passa a suportar as funcionalidades de Visualização de Locks, rastrear e encerrar quando conectado ao DbAccess Master;
    • Maximizar tela do DbMonitor;
    • Conexão criptografada (SSL/TLS) entre DBApi e DbAccess;
    • Obrigatoriedade de driver ODBC com suporte a MARS para ambientes com MSSQL Server;
    • Criptografia mais forte de senhas do DbAccess;
    • Tratamento de Codepage / Encoding na conexão com PostgreSQL;
    • Configuração MemoInQuery;
    • Comportamento de licenciamento do DbAccess ao perder conexão com o License Server;
    • Finalização de conexões em execução no SGBD através do DbAccess Monitor;
    • Proteção de operações não permitidas de inserção e atualização em tabelas especiais de consulta;
    • CheckDeadLock – Valor default da configuração passa a ser 1 (habilitado);
    • Arquivos do pacote do DbAccess – Pasta “client”
  • Application Server / TLPP
  • Application Server 19.3.1.0
    • API para geração de números aleatórios;
    • Melhoria de desempenho;
    • TDSReplay para o WebApp;
    • Serviço para que as métricas do AppServer possam ser consultadas via API;
    • Implementação da classe tSSLClient;
    • Implementação da função GetEndPoint.
  • HTTPSERVER
    • Esta seção contém informações de configuração do TOTVS | Application Server operando como servidor HTTP. Esse servidor HTTP é uma evolução do Servidor HTTP definido pela seção HTTP e são independentes. O servidor HTTP, definido pela seção HTTP continua disponível e é utilizado pelos portais do produto TOTVS Backoffice (Protheus). A nova versão do Servidor HTTP do Application Server está disponível a partir da versão 19.3.0.x.
  • REST
    • RESTque significa Representational State Transfer, trata-se de uma abstração da arquitetura da Web. Para saber mais detalhes sobre REST, sugerimos ler a publicação em nosso blog.
  • TL++
    • A linguagem TL++ (TOTVS Language Plus Plus) é uma evolução do AdvPL. Desenvolvida em 2018 para trazer ao programador AdvPL algumas facilidades vistas em outras linguagens. A extensão da linguagem é tlpp;
  • Gestão de Ambiente
    • Simplificação nos requisitos de execução de aplicativos Portinari no Protheus
  • Controle de Dados Protegidos
    • Conheça a solução da TOTVS Linha Protheuspara que nossos Clientes façam o Controle de dados protegidos do sistema, que é normalmente um dos itens previstos em legislações de controle de dados pessoais, como por exemplo, no Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados).
  • Central de atualizações
    • Conta com uma Central de Atualizações para realizar um diagnóstico automático no sistema, buscando componentes que estão desatualizados e procurando suas versões mais recentes. Assim, você agiliza o processo de análise dos componentes do sistema. Basta entrar na Central, e as atualizações estarão a um clique de distância.

 

Framework

  • Alteração de Comportamento – Autenticação SOAP e REST
    • A partir da release 12.1.31 do Protheus, a ser liberada em Abril de 2021, o comportamento padrão de autenticação de WebServices SOAP e REST será alterado. A partir desta versão, caso a chave Security não seja informada no arquivo appserver.ini, os serviços serão iniciados exigindo autenticação de usuário. Caso seja necessário trabalhar sem autenticação, a chave deverá ser configurada com o valor 0 (Exemplo: Security=0).
  • Implementação do REST 2.0 (Tlpp)
    • No Rest ADVPL, ao subir o appserver ele inicia o serviço com a quantidade de threads configuradas com inicial, através da chave instances. No REST 2.0, por enquanto, ele inicia o serviço sem nenhuma thread ativa, subindo a quantidade prevista como inicial somente após a primeira requisição.
    • Este comportamento tem previsão de alteração para a lib e appservers a serem disponibilizados a partir de janeiro de 2021.
    • O novo REST 2.0 contempla o retorno em chunkeda partir da lib label 20201123
  • Nova classe para escrita de planilhas: Agora em xlsx
    • Classe responsável por auxiliar a printer.exe na geração de arquivos .xlsx. Esta classe faz o processo de escrever o arquivo intermediário com as instruções a serem convertidas e que gerarão o arquivo .xlsx.
    • O recurso depende primariamente da printer.exe ter a versão igual ou superior a 2.1.0.  Caso seja utilizada versão anterior será lançada uma exceção
  • Possibilidade de geração de planilhas do tipo xlsx nos relatórios em tReports
    • Possibilidade de gerar arquivos no formato xlsx a partir do TReport
    • Foi disponibilizada funcionalidade que permite exportar um relatório no formato xlsx.
    • Esse recurso possui restrições de binário e só estará disponível em versões específicas. Conferir documentação da classe FWMsExcelXlsxpara maiores informações.
  • Nova classe para inserção de dados em bulk (inserção em blocos)
    • Classe que realiza a inserção de diversos registros no banco de dados em bloco. Desta forma, ao invés de ser enviada uma instrução de insert para cada linha inserida é enviado um único comando de insert para a quantidade de registros definidos no buffer.
    • Muito mais desempenho
    • A utilização da classe FWBulk comparada com um processo que envolva diversos inserts no banco chega a ser de 30% a 40% mais performática.
    • Importante
      • Para a sua utilização é necessário possuir DBAccess com versão maior ou igual a 20181212 e versão de lib maior ou igual a 20201009.
    • Criação de função para executar uma query gerando um cache do resultado no dbaccess
      • Classe com métodos estáticos que faz a execução de uma query no DBAccess utilizando do cache de queries;
      • O cache é mantido na DBAPI e consome uma quantidade de memória proporcional ao retorno da query;
      • Caso EXATAMENTE a mesma query seja executada, o retorno será diretamente do cache da DBAPI, tendo assim uma performance muito superior a uma nova consulta no banco de dados.
    • Melhoria na performance do Upddistr com dicionário no Banco
      • Lentidão na execução do UPDDISTR quando atualizando vários Grupos de Empresas e dicionário no banco de dados.
      • Habilitado processamento multi-thread no UPDDISTR quando atualizando o dicionário SXB e dicionário no banco de dados.
    • Integração com TOTVS Antecipa
      • Foi integrado ao TOTVS Antecipa, uma ferramenta de antecipação de recebíveis ágil e sem burocracia. Basta se cadastrar no serviço, escolher as notas fiscais que deseja antecipar no seu Backoffice Protheus, e fazer o pedido que o valor da nota é antecipado em no máximo um dia, a taxas competitivas. Tudo para facilitar a sua vida e melhorar a gestão financeira da sua empresa.

 

Principais Novidades do Protheus

 

Dicionário no SGBD

Os ambientes criados utilizarão, obrigatoriamente, os arquivos de infraestrutura e metadados (dicionários) do Sistema, no SGBD.

 

Relatório em Agendamento

Os relatórios são gerados em spool e enviados por e-mail. News (11/11/2019): Incluída a possibilidade da impressão tradicional no ambiente.

 

Menus Customizados

As customizações em menus devem ser feitas em um novo menu; não no menu padrão do módulo.

 

Acesso restrito ao ambiente físico

Por ser um ambiente controlado, alguns acessos à pastas físicas são restritos. Não há acesso direto ao banco de dados e o APSDU permite apenas ler os dados referentes ao dicionário de dados (SX’s), as demais tabelas continuam liberadas.

 

TOTVS Discovery

O TOTVS Discovery tem como objetivo monitorar os ambientes de execução do ERP Protheus exibindo informações ou diagnósticos, permitindo que o usuário/cliente saiba como se antecipar numa tomada de decisão. Auxiliar na detecção de problemas de Hardware/Software nos ambientes de produção, desenvolvimento e de testes.

 

TOTVS Code Analysis:

Valida a qualidade do código customizado produzido para o uso na solução.

 

Importador NFe de compras

Para facilitar o processo de inclusão da nota fiscal de entrada no Protheus foi disponibilizado na release 12.1.25, um importador de XML.

 

Reports, o novo gerador de relatórios

O TReports vem com uma nova proposta de ser mais bonito, mais apresentável e bem mais fácil de fazer um relatório.

 

SmartERP Protheus 

  • Adicionada a possibilidade de impressão tradicional do Protheus;
  • Configuração de temas para diferenciação entre os ambientes de desenvolvimento e produção. Para o ambiente de produção seguiremos com o tema Azul e, para o de desenvolvimento, em Vermelho;
  • Liberadas as pastas do Protheus datapara manutenção do cliente, via SFTP. A liberação afeta todos os artefatos do Protheus;
  • Liberação do WEBAPPpara GADGETS. O SmartERP funciona em tablets e celulares com IOS e Android;
  • Liberado novo SMARTCLIENT Electron(4.3.7) para atualização, que possui correções na navegação e renderização das telas do ambiente;
  • Melhorias de infraestrutura;
  • Evolução no processo de customização no processo de GIT;
  • Alteradas algumas regras do SONAR, afim de flexibilizar a leitura de arquivos no ambiente do SmartERPe de verificação da função TYPE dentro de laços.

 

MDe no Protheus

Pelo Protheus temos acesso a todos as notas faturadas pelos seus fornecedores para sua empresa imediatamente após a autorização, e acesso ao xml da nota bem antes da chegada da mercadoria.

Essas e outras funcionalidades estão disponíveis usando o recurso MDe no Protheus padrão.

 

DBAccess Master SPOFLess

Foi criado um cenário, projetado e implementado o DBAccess SPOFLess, que de uma maneira resumida é o espelhamento do DBAccess (Master), criando um modelo tolerante a falhas e mais resiliente, de modo que, em caso de falha do DBAccess (Master) o espelhamento/réplica assume o papel de Master do ambiente distribuído.

 

TIR – TOTVS Interface Robot

É um framework de testes automatizados para interface web, desenvolvido de forma colaborativa e de código aberto com foco na flexibilidade e simplicidade. A arquitetura do TIR foi idealizada para atender a qualquer tecnologia TOTVS WEB. Um dos itens já implementados é uma classe voltada aos componentes do Protheus.

 

Provisão de Devedores Duvidosos – FINA645 – Financeiro – P12

A rotina constitui a provisão para devedores duvidosos:

  • Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD).
  • Provisão para Perdas Sobre Créditos (PPSC).
  • Provisões para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD).

 

Broker – Balanceamento utilizando proxy reverso

A versão 12 do Protheus inclui funcionalidade nativa de proxy reverso, que pode ser utilizada alternativamente ao balanceamento utilizando master/slave disponível nas versões anteriores, podendo de maneira geral ser aplicados a variados tipos de clientes e servidores.

Existem 4 casos de uso mais comuns em que esta funcionalidade pode ser utilizada:

  • Balanceamento de conexões entre Smart Client desktop e servidor Protheus
  • Balanceamento de conexões entre Clientes HTML e servidor Protheus
  • Balanceamento de conexões entre clientes Telnet e servidor Protheus
  • Balanceamento de conexões entre clientes de Web Services e servidor Protheus

 

Central de Atualizações Protheus 

É uma ferramenta com o objetivo de facilitar a identificação dos componentes de um ambiente Protheus e seu status de atualização.

Por meio desta solução, o cliente do ERP Protheus conseguirá identificar mais facilmente se o seu ambiente está atualizado ou não, comparando com os últimos artefatos atualizados pela TOTVS.

 

Central de Ajuda Protheus 

A Central de Ajuda substitui o antigo Help OnLine do Microsiga Protheus, trazendo além do conteúdo do Help, documentos de mais 4 fontes de pesquisa: TDN, YouTube, Blog TOTVS e Fluig. O conteúdo será exibido com uma ou mais colunas para cada fonte de pesquisa contendo links para os resultados das buscas.

 

Precisa de Apoio? Para esse e outros projetos, nós da Proativa Tecnologia estamos à disposição! Entre em contato e peça seu orçamento!

 

Microsiga®, Protheus® e TOTVS® são produtos e marcas registradas e de propriedade da TOTVS S/A. A Proativa é uma consultoria independente da TOTVS e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.

  • Tweet
Tagged under: ABCPAULISTA, atualização de versão Protheus, Atualização ERP Protheus, atualização erp totvs, atualização Protheus, Consultoria de sistemas, consultoria do Protheus, consultoria do protheus no Abc, Consultoria ERP, consultoria ERP Protheus, Consultoria ERP Protheus TOTVS, consultoria independente protheus, consultoria microsiga, consultoria microsiga totvs, Consultoria Proativa Tecnologia, consultoria Protheus, Consultoria Protheus ABC, consultoria protheus microsiga, consultoria Protheus SP, consultoria protheus totvs, CONSULTORIA TOTV. CARTA DE COBRANÇA NO PROTHEUS, CONSULTORIAPROTHEUS, Microsiga, MICROSIGAPROTHEUS, PROATIVATECNOLOGIA, protheus, SANTOANDRE, SUPORTE, SUPORTEERP, SUPORTEPROTHEUS

What you can read next

Migrar o ERP para Nuvem? Conheça as Vantagens!
Inteligência Artificial: Vantagens e Aplicabilidades!
Por que contratar uma consultoria especializada no Protheus para implantar o sistema?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Pereira Barreto, 1395 - Cj. 151 / 157 - Bairro Paraíso - Santo André - SP

11 4426-1858

Todos os direitos reservados © 2020

TOP