- Nova legislação
- Para garantir que a sua empresa está respeitando as todas as regras legais e fornecendo as informações corretamente, a TOTVS realiza manutenções frequentes nas suas soluções, tudo para manter o seu negócio em dia com as obrigações fiscais.
- Legislação
- Novidades e atualizações da legislação brasileira, nas áreas fiscal, previdenciária, tributária e trabalhista.
- Atendimento
- Agilidade no atendimento com ações mais assertivas para todos os clientes.
- Reparos de não conformidade
- Pacotes de manutenção periódicos garantem o bom funcionamento dos sistemas para os clientes que mantém as soluções atualizadas.
- Melhorias e Evolução Tecnológica
- Melhorias e inovações que tornarão seu negócio mais rentável, eficiente e competitivo. Com as atualizações periódicas, a inclusão de inovações e melhoria das soluções TOTVS estão garantidas para atender as necessidades específicas ou pontuais de seu negócio e segmento. Incorporando as melhores práticas de produtividade desenvolvidas especialmente para os clientes TOTVS.
Ciclo de Vida de Software
A Política de Ciclo de Vida define a periodicidade da evolução dos produtos da TOTVS, fornecendo diretrizes previsíveis sobre o lançamento de novas funcionalidades e manutenções corretivas.
Com esta política, a TOTVS quer ajudá-lo a maximizar a gestão dos investimentos em Tecnologia da Informação da sua empresa e a melhor administrar o tempo de utilização do seu produto, planejando com segurança a adoção de uma nova versão/release. Ao acompanhar o Ciclo de Vida de versões/releases, você terá sempre nossos produtos com as mais recentes tecnologias e funcionalidades.
Versões
Em uma versão são disponibilizadas novas funcionalidades e melhorias tecnológicas. Nela também estão todas as correções e as alterações legais disponibilizadas desde a versão anterior. Antes de adotar uma nova versão, você deverá avaliar os impactos desta atualização, levando em consideração as customizações feitas em seu produto e a capacitação dos colaboradores que o utilizam.
Releases
A TOTVS tem o compromisso de fornecer produtos atualizados legalmente, seguros e com qualidade aprimorada. Por isso, disponibiliza releases periódicos das versões dos seus produtos. Os Releases contemplam correções de erros e alterações legais. Eventualmente, poderão conter novas funcionalidades.
Entendemos que cada produto tem diferentes exigências de suporte e manutenção e por esse motivo possui as seguintes Políticas de Ciclo de Vida:
- Os releasescontendo inovações e serão lançados agora a cada 6 (seis) meses;
- Garantimos que cada releaseexpedido tenha 18 (dezoito) meses de vida útil completa de atualizações, ou seja, a cada 18 (dezoito) meses será necessária uma atualização completa de release. Durante estes 18 (dezoito) meses correções e/ou implementação de legislações que entrem em vigor continuam sendo disponibilizadas através de pacotes de atualização.
- O primeiro releaselançado sobre esta nova perspectiva será o release 12.1.23, que foi lançado em fevereiro de 2019.
A TOTVS mantém o compromisso de apoiar nossos clientes e parceiros durante a crise do COVID-19. Por conta disso, estendemos a duração do suporte e manutenção dos releases da linha Protheus lançados até 01 de março de 2020.
Calendário de Releases da Versão 12
Release | Data de Liberação |
12.1.17 | 13/07/2017 |
12.1.23 | 18/02/2019 |
12.1.25 | 05/07/2019 |
12.1.27 | 21/02/2020 |
12.1.27 | 16/10/2020 |
12.1.31 | 05/04/2021 |
12.1.33 | 04/10/2021 |
Inovações Release 12.1.27 – Expedição em fevereiro / 2020
Business Intelligence
- Execução de Scripts em arquivo zip
Controladoria
- ECD – Escrituração Contábil Digital
- ECF – Escrituração Contábil Fiscal
- ATFA240 – Classificação de Bens
- Homologação da integração entre Protheus x Prophix
CRM
- Posição do Cliente – Seleção das Filiais para o Histórico de Cobrança
- Oportunidade de Venda – Acessar Privilégios
- Proposta Comercial – Área de trabalho CRM
Faturamento
- Venda Presencial no Orçamento de Venda
- Pagamento de Comissões pela Folha de Pagamento
- Factura Electronica “Validacion Previa”
- Pedido de venda – Estorno de liberação com transferência entre armazéns
- Pedido de Venda – Vínculo de Recebimento Antecipado
- Pedido de venda – Classificação fiscal com grade de produtos
- Pedido de Venda – Melhoria de Performance na Execução por Rotina Automática
- Documento de Saída – a geração de notas fiscais eletrônicas ficou mais rápida. O processo foi redesenhado, proporcionando muito mais rapidez na emissão de notas, para facilitar a sua rotina.
Planejamento e Controle Orçamentário
- A geração de planilha de orçamento, permite que você exporte os dados do seu planejamento orçamentário para arquivos do tipo planilha de forma simples e ágil, facilitando o controle e a manipulação dos dados.
- Integração com Prophix
- Ganhou integração nativa com o sistema Prophix, uma solução de planejamento orçamentário de classe global. Com isso, você conta com uma ferramenta mais sofisticada e flexível, para fazer simulações, planejamento descentralizado, detalhamento de orçamento por centro de custo etc.
Contabilidade
- A criação de relatórios de razão contábil ficou mais rápida e eficiente. O processo foi reformulado na nova versão do sistema, com o redesenho e reestruturação dos códigos. Desse modo, a rotina teve um ganho significativo de velocidade e passou a proporcionar melhor experiência de uso.
Contratos
- A geração de Contratos, para tornar todo o processo muito mais simples e intuitivo, proporcionando maior velocidade em todo o processo.
Ativo Fixo
- Estorno de depreciação de ativos, processo de estorno de depreciação de ativos mais simples e rápido, para dar maior eficiência ao controle de ativos fixos da sua empresa.
PMS
- Gestão Eletrônica de Documentos – ECM
TMK
- Televendas – Desconto de ICMS (Bahia)
- Televendas – Validação do Código Fiscal
Financeiro
- Extrator do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR)
- Tratamento de valores acessórios
- Cálculo de Juros Futuros na simulação e liquidação
- Nova modalidade para geração das retenções na liquidação
- CNAB CLOUD
- CONCILIADOR TEF
- Livro Caixa Digital do Produtor Rural
- Alteração das funções de cálculo de IR para considerar o(s) complemento(s) de impostos
- Baixa de título de PF com rateio de IR
- Cálculo Cide na baixa de títulos
- Novo pergunte tipo de desconto condicional/incondicional
- DIRF Rateio Aluguel
- Compensação Contas a Pagar – TX com TXA
- Configurador de tributos
- Extrator do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR)
- Integração com TOTVS Antecipa
- Evolução do relatório títulos a pagar (FINR150)
- Evolução do relatório títulos a receber (FINR130)
- Contabilização offline da transferência de carteiras
- Baixas a Pagar Manual e de Compensações a Receber ficou muito mais rápido. Os códigos do processo foram redesenhados com a última atualização do sistema, para dar muito mais agilidade na baixa das contas a pagar e das compensações a receber.
- A geração de relatórios de títulos de contas a pagar e a receber foi reestruturada, para tornar o processo mais simples e intuitivo, agilizando a sua rotina.
- Conciliação de Cartão de Crédito com Amex, Cielo e Rede você tem mais opções de conciliação para trabalhar com diferentes operadoras de cartão de crédito. Além da Software Express, agora a ferramenta de conciliação foi integrada às operadoras/administradoras de cartões Amex, Cielo e Rede, atuando na conciliação dos registros de vendas e/ou pagamentos.
- Atualização Automática do CNAB Cloud, conta com a ferramenta CNAB Cloud. Com ela, os layouts dos principais bancos do país estão disponíveis para download, com um wizard que facilita a implementação do arquivo passo a passo. E sempre que algum banco fizer alguma alteração de layout, a TOTVS irá efetuar a atualização e disponibilizá-la para download.
Fiscal
- Configurador de Tributos
- Novo Configurador de Tributos que centraliza o processo em uma única interface, tornando-o mais rápido e, também, mais transparente. Além disso, o Configurador é aderente às regras dos diferentes fundos estaduais, dando muito mais flexibilidade para você operar em qualquer parte do país sem perder a conformidade com a legislação tributária.
- Livro Caixa Digital do Produtor Rural, foi adaptado para atender à nova exigência da Receita para produtores rurais pessoa física, com busca automática de dados de caixa bancário, contas a pagar e contas a receber, para impressão do livro. Sem preenchimento manual, sem erros de registro e sem perda de tempo.
Tratamento de dados pessoais e sensíveis (LGPD)
- Fique preparado para a Lei Geral de Proteção de Dados. O Protheus permite realizar o tratamento de dados sensíveis, de acordo com a política de proteção de dados da sua empresa. Assim, você conta com uma série de ferramentas que vão ajudá-lo a tomar as medidas necessárias para atender os requisitos da nova lei.
- Ofuscamento de Dados
- Anonimização de Dados
- Log Auditoria
- Criptografia do Banco de Dados DbAccess
Recursos Humanos
- Gestão de Pessoal
- Tela de Gerenciamento de Solicitações de Anonimização
- Nova Tabela Progressiva do INSS
- Novo Processo de Cálculo de Múltiplos Vínculos
- Armazenamento de Médias de Verbas Variáveis
- MP 905 – Contrato Verde-Amarelo
- Ganhos de eficiência
- Novos Processos na Memória de Cálculo
- Manutenção de Rescisão
- eSocial
- Cadastro do Empregador e Dados Softwarehouse
- Criação da Tabela de Fila de Eventos
- Criação da Tabela de Troca de CPF
- Eventos de Tabelas
- Ocorrência na rotina CTBA030 – Cadastro de Centro de Custo
- Inclusão do campo RG_INDAV no dicionário diferencial de acumulado do eSocial
- Configuração de Certificado Digital
- Monitor de Eventos
- Criação de tabela de Id Tab Rubricas
- Importação das tabelas do TAF/TSS – Tabela T3M
- Tela de Geração dos Periódicos
- Criação da Tabela RJG – Processos Verbas
- Criação da Tabela RJJ – Processos Funcionários
- JOB de envio dos eventos
- Carga Inicial para o Middleware
- Monitor Principal THF – API de retorno de filiais
- Monitor Principal THF – 3 – Retornar os tipos de Eventos que processamos
- Monitor Principal THF – 5 – Api Transmissão
- Monitor Principal THF – API de Cards
- Tela de Eventos de Fechamento – Middleware
- Tabela de Controle de Transmissão – RJN
- JOB de retorno dos eventos
- Monitor Principal THF – Detalhamento
- Envio do eSocial do Futuro Diretamente pelo Sistema
- Transmissão das Trocas de Turno de Funcionários com Datas Futuras
- Ganhos de eficiência
- Relatório de Verbas S1200, S2299 e S2399
- Pagadoria
- Memórias de cálculo dos adicionais
- Gravação do histórico das médias
- Permite que você mesmo configure os parâmetros do cálculo das médias. Além disso, o sistema apresenta um relatório mais completo do histórico, facilitando o entendimento sobre os critérios usados para se chegar ao resultado das verbas.
- Melhorias no cálculo das rescisões complementares – Edição de valores
- TAF
- Nova Interface do TAF, os processos de geração e envio de dados para o Reinf e para o eSocial ficaram mais simples e intuitivos, foram reformuladas no Monitor Fiscal do módulo TAF (TOTVS Automação Fiscal). Agora, o sistema permite fazer a apuração, transmissão, acompanhamento, geração de relatórios, abertura, fechamento e reabertura de períodos do Reinf e do eSocial em uma única tela. E o resultado é uma rotina muito mais produtiva e eficiente para sua empresa.
- Painel de Conferência dos Valores de INSS do eSocial
- Painel de Conferência dos Valores de FGTS do eSocial
Gestão de Capital Humano
- Holerite Eletrônico – Banco Itaú
- Solicitação de Abono no Portal GCH
- Criação de filtro de turno | Relatório de programação de férias
- Ação Salarial no Portal GCH
- Aviso de Treinamento
- Melhoria no relacionamento dos participantes
- Processo para substituir aprovador no Portal
- Aviso Vencimento Período de Experiência
- Integração Protheus x Carol – Importação de Batidas
- Importação Brandisse Eletrônico
- Revitalização cadastro de Rede de Atendimento – Especialidades x Cadastros relacionado
- Controle de Geração de Títulos
- Cadastro de Funcionários Autônomos
- Centralização do Perfil de Acesso do Usuário do Portal do Capital Humano
- Ganhos de Performance
- Filtro por Turno no Relatório de Programação de Férias
- Aviso de Treinamento
- Aviso de Vencimento do Período de Experiência
- Aumentos e Promoções via Portal de Gestão de Capital Humano
- LGPD
- Anonimização de Candidatos
- Clock In
Gestão Jurídica
- Melhorias Prognóstico
- Histórico de Alteração
- Integração Financeiro x Sigajuri Banco de Conhecimento
- Alteração no fornecedor da assinatura para VERTISIGN
- Implementação do Middleware na rotina E-Social do SIGAJURI
- Considerar o prognóstico de um objeto “Valor Inestimável” no Processo
- Ajuste campo NT9_PERCAC
- Gestão Jurídica
- Conta com um novo campo “Pergunte”, onde é possível informar a Data que deseja efetuar o lançamento – por Data Competência, por Data Caixa ou por Data Base.
- Também foi criada a funcionalidade de aprovação de uma garantia, a partir da grade de aprovação do módulo de compras.
- O módulo também conta com novos gatilhos para que no momento do preenchimento do fornecedor da garantia, o sistema preencha automaticamente os dados bancários.
- Outra melhoria foi adicionada em Relatórios de Conciliação de Depósitos Judiciais, sendo possível gerar um arquivo em Excel, com todos os layouts lidos (extratos das contas judiciais e recursais).
- Aplicativo TOTVS LEGAL com a tecnologia Portinari
- Integração com BackOffice Protheus
- Assinatura digital no fluxo de contratos
Logística
- Gestão de Armazenagem
- Alteração no processo de reabastecimento do WMS atual
- Alteração no reabastecimento por percentual de reposição para evitar a quebra do FIFO
- Implementação de processo para recálculo da segunda unidade
- Implementação do parâmetro MV_WMSNPCP para impedir a conferência de produtos que não se encontram nos documentos de entrada selecionados (WMSA320)
- Implementação dos campos “Empresa” e “Identificador Unitizador” na importação de carga de saldos iniciais via TXT (WMSA490)
- Foi realizada também uma melhoria na busca de endereços possíveis de desfragmentação, para que sejam consideradas todas as estruturas do tipo pulmão cadastradas no sistema, o que anteriormente não era possível.
- WMS
- Alteração no processo de reabastecimento do WMS atual
- Alteração no reabastecimento por percentual de reposição para evitar a quebra do FIFO
- Processo para recálculo da segunda unidade de medida
- Novo parâmetro MV_WMSNPCP que impede a conferência de produtos que não constam nos documentos de entrada selecionados
- Novos campos “Empresa” e “Identificador Unitizador” na importação de carga de saldos iniciais via TXT
- Nova opção que permite a transferência de saldo de estoque bloqueado
- Transferência de saldo de estoque bloqueado
- Ponto de entrada na transferência WMS (WMSA225)
- Ponto de entrada na transferência WMS via coletor (WMSV095)
- Transferência de produtos via coletor com bloqueio de estoque (WMSV095)
- Transferência de produtos via monitor com bloqueio de estoque (WMSA225)
- Gestão de Distribuição
- Implementação da opção “Aglutinar por?” no pergunte da rotina de montagem de carga (OMSA200)
- Integração OMS Protheus x Maplink
- Integração OMS x Cockpit Logístico
- OMS x CPL – Cancelamento / reprogramação do pedido ou item (OMSXCPL6)
- OMS x CPL – Inconsistências nas validações de inclusão e alteração de pedidos com a integração (OMSXCPLB)
- OMS x CPL – Liberação de melhoria para permitir a quebra de pedidos no Cokcpit Logístico (OMSXCPL6)
- OMS x CPL – Novo parâmetro para tempo de timeout da comunicação entre OMS e CPL (OMSXCPL1)
- OMS x CPL – Preparar o monitor de cargas para realizar o cancelamento da integração com o monitoramento (OMSXCPL7)
- OMS x CPL – Tratamentos ao receber a viagem no Protheus (OMSXCPLA)
- A solução também recebeu um novo método para análise de Ordem de Produção, gerando os empenhos, quando houver saldo no endereço de produção, além das Ordens de Serviço de Requisição OP x WMS da quantidade faltante.
- Implementação da opção “Aglutinar por?” no pergunte da rotina de montagem de carga
- Integração OMS Protheus x Rotas Inteligentes
- Novas opções na integração OMS x Cockpit Logístico – otimização da carga
- Gestão de Frete Embarcador
- Correção de cálculo de frete que utiliza componente por romaneio (GFEXFBH)
- Retirar as suavizações “ExistSX3” que estão obsoletas
- Campos de controle de integrações em contratos com autônomos (GFEA100)
- Integração da fatura com financeiro somente após atualização fiscal dos documentos de frete
- Código Imposto ISS e Classificação do Imposto ISS no Financeiro
- Facilitar a Entrada de Documentos de Frete Espécie Subcontratação
- Facilitar atualização de Faturas de Frete
- Integrar data de liquidação do título Datasul x SIGAGFE
- Homologação dos Campos LGPD
- Retirar as suavizações “FindFunction” que estão obsoletas
- Criação do vínculo do contrato de transporte
- Envio da informação de sentido dos documentos de carga relacionados ao contrato RPA atualizado no RH
- Exemplo do novo template de inovação
- Inclusão campo Lacre no Relatório Frete It Doc Carga
- Integrar contrato de compras Datasul x SIGAGFE
- Melhorias auditoria de frete – controle de compensações de divergências
- Atualização de controle de cópia de conteúdo
- Foi corrigido para melhorar a compatibilidade considerando formatações de pesos, e para considerar a unidade de peso Tonelada.
- Integração Fiscal como pré-requisito para Integração Financeira
- Reagendamento de Entregas
- Controle de Compensação de Divergências
- Seleção de Faturas para Integração Financeira em Lote
- Geração de Documento de Frete de subcontratação sem CT-e (para Operadores Logísticos)
- Acrescentar Vale-pedágio ao Cálculo de Frete
- Gestão de Transporte
- Automação de Testes
- Visualização de CT-es Estornados – Criação da Tela Motivo Estorno
- Visualização de CT-es Estornados – Monitor CT-e
- Visualização de CT-es Estornados – Tela motivo estorno (Viagem express / Selecionar lotes)
- Integração Dados Coleta x GFE
- Criação do Ponto de Apoio na Viagem de Entrega
- Atualização da Data de Previsão de Entrega
- Apresentar alerta/mensagem sobre importação de xml < tag modfrete 2 / 3 >
- Geração automática do solicitante a partir do cadastro de cliente
- Espelhamento de documentos de transporte estornados
- Tela de consulta de documentos de transporte estornados
- TMS
- Integração da Solicitação de coleta no encerramento da viagem com o módulo GFE
- Atualização da data de previsão de entrega
- Visualização de documentos de transportes estornados
Serviços
- Pré-faturamento de Serviços
- Emissão de Nota Fiscal com cotação do recebimento
- Formato de data no envio de e-mail de Fatura
- Melhoria no Histórico dos Lançamentos
- Emissão de Pré-Fatura com Junção de Contratos
- Alteração de Solicitação de Despesas em Lote
- Ajustes na rotina de Vínculo de Time Sheets em Fatura
- Revisão da solicitação de despesa via Legal Desk
- Ajuste na réplica de informações para os Contratos
- Melhoria na classificação de projeto/item
- Link e código da NFS-e na Fatura
- Aprovação de lançamentos do Tarifador
- Geração de lançamentos pela importação de extrato bancário
- Campo para o Código do Legal Desk
- Fluxo de anexos da despesa
- Aba Revisão na Pré-fatura
- Compensação de Títulos com Adiantamento
- Relatório de Aging por Sócio
- Alterações concorrentes na Pré-fatura
- Revisão das browses de Operação de Pré-fatura e Fatura
- Revisão da solicitação de despesa via Legal Desk
- Criação de Contas a Pagar via ExecAuto
- Aprovação dos lançamentos de Tarifador
- Vigência de Contrato
- Classificação de despesas (Projeto e Item)
- Envio do link da NFS-e no envio de e-mail das faturas
- Relatório de Faturas Pagas
- Relatório de Faturas Pendentes com histórico de cobrança
- Relatório de Aging por Sócio
- Prestadores de Serviços Transporte de Passageiros
- Controle de encomendas
- Layout CTe-Os 3.00a
- Controle de vencimento dos blocos de documentos
- Prestadores de Serviços Terceirização
- Controle de Uniforme
- Redução da Base INSS
- Contratação de Intermitente
- Rota de Cobertura
- Processo de Realocação
- Agrupadores de Custo
- Réplica do Cronograma Financeiro
- Troca de Efetivos
- Integração REP
- Trata-se da integração do Prestadores de Serviços Terceirização com as marcações geradas por meio de um relógio de ponto e as agendas projetadas pelo operacional, possibilitando aferir se os atendentes cumprem o horário estipulado e verificar se o serviço orçado está sendo executado conforme planejado, aumentando a qualidade e o controle do serviço prestado de maneira simples.
- GS sem OS
- Possibilidade de migrar o Prestadores de Serviços Terceirização de modo que não seja mais necessário gerar Ordens de Serviço para realizar a integração das rotinas com o módulo de RH.
- Envio de Verbas sem OS
Geração de Atendimentos sem OS
Apuração sem OS
Envio de adicionais de periculosidade e insalubridade sem OS - Novo motor de Revisão
- Portal Prestadores
- Essa rotina tem como objetivo melhorar o dia a dia do operacional de uma empresa de prestação de serviços, mostrando de forma mais clara e usual os postos de atendimentos que têm alocação no dia corrente e apresentando indicadores que podem ajudar na tomada de decisões e facilitar a visão das alocações e suas respectivas manutenções.
- Integração Prestadores de Serviços x Carol Clockin
- O objetivo desta funcionalidade é viabilizar a integração entre o módulo Prestadores de Serviços Terceirizaçãoe a ferramenta Carol Clockin, onde as batidas realizadas automaticamente serão importadas para que seja possível realizar o atendimento da ordem de serviço com os horários reais utilizados na funcionalidade. Essa integração é transparente e não há necessidade de interação do usuário.
Varejo
- Integração TOTVSPDV x SIGACRD (Fidelização e Análise de Crédito)
- Melhorias no cadastro de clientes do TOTVS PDV
- Tributacao ISS ECF
- Melhorias na experiência de usuário do TOTVS PDV
- Data da sangria no TOTVS PDV
- Job de Processamento de Venda RMI
- Monitor de Integração RMI
- API RetailReduction – Inclusão de Redução Z
- Converter gravacao de logs de tabela customizada para tabela padrão
- Converter leitura de logs do monitor de integração
- Conversão parâmetro IN_TPOPPAD para padrão
- Conversão parâmetro IN_VLDDTFC para padrão
- Permitir que seja registrado de-para de campos
- Conversão de dados
- Cancelamento da Venda – Job de Processamento
- Leitura de logs do monitor de integração para cancelamento de vendas
- Serviço de Publicação de Mensagens
- Montagem do Json para publicacao de mensagem
- Cadastro de Processos
- Cadastro de Assinantes
- Serviço de Distribuição de Mensagens
- Ajuste SonarQube LJRETAILAPP
- Adequar fonte de integracao e-commerce
- Ajuste SonarQube LOJIXFUNC
- Melhorias no processo de monitoramento da Tabela SLX
- Impressora Bematech Nao Fiscal em Rede
- TOTVS PDV Bonificacao
- Captura do CPF do cliente pelo PinPad (SITEF) no TOTVS PDV
- Resumo de Caixa 2.0
- Melhorias no cadastro de clientes do TOTVS PDV
- Venda Assistida – Pesquisa Condição de Pagamento
- Varejo (Loja)
- Conferência de documentos eletrônicos (LOJA783)
- Inutilização da NFC-e direto do PDV
- Controle da fila de cancelamento de NFC-e
- Parcela mínima no TOTVS PDV para vendas TEF
- Pesquisa na condição de pagamento
- Auditoria de desconto no TOTVS PDV
- CPF no PinPad
- Resumo de Caixa 2.0
- Integração TOTVS PDV com Análise de Crédito
- Uso de impressora em rede
Quality
- Cadastro de Plano de Ação
- Cadastro de não conformidade
- Justificativa de FNC com status Não Procede sejam gravadas em uma tabela
Manufatura
- Novo programa para o cadastro de estrutura e pré-estrutura com melhor usabilidade
- Nova rotina MRP mais performática
- Rotina para identificar onde um componente é utilizado considerando todas as estruturas de produtos
- Rotina de demandas para no novo MRP que podem ser agrupadas de vários locais (PMP, Plano de vendas, manuais etc.
- Estrutura PCPA200
- Lista de operações e materiais que são mais utilizados
- Calendário da produção que será utilizado exclusivamente na nova rotina do MRP
Comércio Exterior
- Alteração de valores do Embarque de Exportação após o preenchimento da Data de Embarque
- Nota complementar de exportação
- Nota de Crédito ao cliente
- Movimento no Exterior com Logix
- Acréscimo, decréscimo, multa, juros e desconto no câmbio de exportação
- Inclusão de data de embarque em lote
- Alteração de valores do Embarque de Exportação após o preenchimento da Data de Embarque via Mensagem Única – EAI
- Rotina Automática de Câmbio de Exportação
- Recebimento de LI na integração TXT com o despachante
- No módulo Easy Import Control foram acrescentados os campos para armazenar a data de fabricação dos lotes, com título “Data Fabric.
- O módulo Easy Drawback Control (SIGAEDC) também foi otimizado. Agora é possível utilizar os dois tipos de processos (DU-e e R.E (Registro de Exportação)) na criação de um Drawback de Isenção na subrotina de apuração de saldo.
Gestão Agroindústria
- Foi adicionada uma verificação para efetuar novas reservas de faturamento caso a linha selecionada seja de um lote sem reserva existente para o cliente do pedido em questão.
- Criado um script (SQL) para adicionar a consulta existente da rotina.
- Aumento de performance da consulta padrão na tela de Beneficiamento de Algodão
- Recebimento de uma amostra avulsa sem informar uma tabela de classificação
- Beneficiamento de sementes
- Enquadramento na normativa INDEA-MT Nº 006/2018
- Simplificação Nova Comercialização
- Transferência de Serviços
- Regras de Títulos Financeiros na Nova Comercialização
Tecnologia
- DbAccess
- Habilitar monitoramento centralizado do DbMonitor conectado no DbAccess Master;
- DbMonitor passa a suportar as funcionalidades de Visualização de Locks, rastrear e encerrar quando conectado ao DbAccess Master;
- Maximizar tela do DbMonitor;
- Conexão criptografada (SSL/TLS) entre DBApi e DbAccess;
- Obrigatoriedade de driver ODBC com suporte a MARS para ambientes com MSSQL Server;
- Criptografia mais forte de senhas do DbAccess;
- Tratamento de Codepage / Encoding na conexão com PostgreSQL;
- Configuração MemoInQuery;
- Comportamento de licenciamento do DbAccess ao perder conexão com o License Server;
- Finalização de conexões em execução no SGBD através do DbAccess Monitor;
- Proteção de operações não permitidas de inserção e atualização em tabelas especiais de consulta;
- CheckDeadLock – Valor default da configuração passa a ser 1 (habilitado);
- Arquivos do pacote do DbAccess – Pasta “client”
- Application Server / TLPP
- Application Server 19.3.1.0
- API para geração de números aleatórios;
- Melhoria de desempenho;
- TDSReplay para o WebApp;
- Serviço para que as métricas do AppServer possam ser consultadas via API;
- Implementação da classe tSSLClient;
- Implementação da função GetEndPoint.
- HTTPSERVER
- Esta seção contém informações de configuração do TOTVS | Application Server operando como servidor HTTP. Esse servidor HTTP é uma evolução do Servidor HTTP definido pela seção HTTP e são independentes. O servidor HTTP, definido pela seção HTTP continua disponível e é utilizado pelos portais do produto TOTVS Backoffice (Protheus). A nova versão do Servidor HTTP do Application Server está disponível a partir da versão 19.3.0.x.
- REST
- RESTque significa Representational State Transfer, trata-se de uma abstração da arquitetura da Web. Para saber mais detalhes sobre REST, sugerimos ler a publicação em nosso blog.
- TL++
- A linguagem TL++ (TOTVS Language Plus Plus) é uma evolução do AdvPL. Desenvolvida em 2018 para trazer ao programador AdvPL algumas facilidades vistas em outras linguagens. A extensão da linguagem é tlpp;
- Gestão de Ambiente
- Simplificação nos requisitos de execução de aplicativos Portinari no Protheus
- Controle de Dados Protegidos
- Conheça a solução da TOTVS Linha Protheuspara que nossos Clientes façam o Controle de dados protegidos do sistema, que é normalmente um dos itens previstos em legislações de controle de dados pessoais, como por exemplo, no Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados).
- Central de atualizações
- Conta com uma Central de Atualizações para realizar um diagnóstico automático no sistema, buscando componentes que estão desatualizados e procurando suas versões mais recentes. Assim, você agiliza o processo de análise dos componentes do sistema. Basta entrar na Central, e as atualizações estarão a um clique de distância.
Framework
- Alteração de Comportamento – Autenticação SOAP e REST
- A partir da release 12.1.31 do Protheus, a ser liberada em Abril de 2021, o comportamento padrão de autenticação de WebServices SOAP e REST será alterado. A partir desta versão, caso a chave Security não seja informada no arquivo appserver.ini, os serviços serão iniciados exigindo autenticação de usuário. Caso seja necessário trabalhar sem autenticação, a chave deverá ser configurada com o valor 0 (Exemplo: Security=0).
- Implementação do REST 2.0 (Tlpp)
- No Rest ADVPL, ao subir o appserver ele inicia o serviço com a quantidade de threads configuradas com inicial, através da chave instances. No REST 2.0, por enquanto, ele inicia o serviço sem nenhuma thread ativa, subindo a quantidade prevista como inicial somente após a primeira requisição.
- Este comportamento tem previsão de alteração para a lib e appservers a serem disponibilizados a partir de janeiro de 2021.
- O novo REST 2.0 contempla o retorno em chunkeda partir da lib label 20201123
- Nova classe para escrita de planilhas: Agora em xlsx
- Classe responsável por auxiliar a printer.exe na geração de arquivos .xlsx. Esta classe faz o processo de escrever o arquivo intermediário com as instruções a serem convertidas e que gerarão o arquivo .xlsx.
- O recurso depende primariamente da printer.exe ter a versão igual ou superior a 2.1.0. Caso seja utilizada versão anterior será lançada uma exceção
- Possibilidade de geração de planilhas do tipo xlsx nos relatórios em tReports
- Possibilidade de gerar arquivos no formato xlsx a partir do TReport
- Foi disponibilizada funcionalidade que permite exportar um relatório no formato xlsx.
- Esse recurso possui restrições de binário e só estará disponível em versões específicas. Conferir documentação da classe FWMsExcelXlsxpara maiores informações.
- Nova classe para inserção de dados em bulk (inserção em blocos)
- Classe que realiza a inserção de diversos registros no banco de dados em bloco. Desta forma, ao invés de ser enviada uma instrução de insert para cada linha inserida é enviado um único comando de insert para a quantidade de registros definidos no buffer.
- Muito mais desempenho
- A utilização da classe FWBulk comparada com um processo que envolva diversos inserts no banco chega a ser de 30% a 40% mais performática.
- Importante
- Para a sua utilização é necessário possuir DBAccess com versão maior ou igual a 20181212 e versão de lib maior ou igual a 20201009.
- Criação de função para executar uma query gerando um cache do resultado no dbaccess
- Classe com métodos estáticos que faz a execução de uma query no DBAccess utilizando do cache de queries;
- O cache é mantido na DBAPI e consome uma quantidade de memória proporcional ao retorno da query;
- Caso EXATAMENTE a mesma query seja executada, o retorno será diretamente do cache da DBAPI, tendo assim uma performance muito superior a uma nova consulta no banco de dados.
- Melhoria na performance do Upddistr com dicionário no Banco
- Lentidão na execução do UPDDISTR quando atualizando vários Grupos de Empresas e dicionário no banco de dados.
- Habilitado processamento multi-thread no UPDDISTR quando atualizando o dicionário SXB e dicionário no banco de dados.
- Integração com TOTVS Antecipa
- Foi integrado ao TOTVS Antecipa, uma ferramenta de antecipação de recebíveis ágil e sem burocracia. Basta se cadastrar no serviço, escolher as notas fiscais que deseja antecipar no seu Backoffice Protheus, e fazer o pedido que o valor da nota é antecipado em no máximo um dia, a taxas competitivas. Tudo para facilitar a sua vida e melhorar a gestão financeira da sua empresa.
Principais Novidades do Protheus
Dicionário no SGBD
Os ambientes criados utilizarão, obrigatoriamente, os arquivos de infraestrutura e metadados (dicionários) do Sistema, no SGBD.
Relatório em Agendamento
Os relatórios são gerados em spool e enviados por e-mail. News (11/11/2019): Incluída a possibilidade da impressão tradicional no ambiente.
Menus Customizados
As customizações em menus devem ser feitas em um novo menu; não no menu padrão do módulo.
Acesso restrito ao ambiente físico
Por ser um ambiente controlado, alguns acessos à pastas físicas são restritos. Não há acesso direto ao banco de dados e o APSDU permite apenas ler os dados referentes ao dicionário de dados (SX’s), as demais tabelas continuam liberadas.
TOTVS Discovery
O TOTVS Discovery tem como objetivo monitorar os ambientes de execução do ERP Protheus exibindo informações ou diagnósticos, permitindo que o usuário/cliente saiba como se antecipar numa tomada de decisão. Auxiliar na detecção de problemas de Hardware/Software nos ambientes de produção, desenvolvimento e de testes.
TOTVS Code Analysis:
Valida a qualidade do código customizado produzido para o uso na solução.
Importador NFe de compras
Para facilitar o processo de inclusão da nota fiscal de entrada no Protheus foi disponibilizado na release 12.1.25, um importador de XML.
Reports, o novo gerador de relatórios
O TReports vem com uma nova proposta de ser mais bonito, mais apresentável e bem mais fácil de fazer um relatório.
SmartERP Protheus
- Adicionada a possibilidade de impressão tradicional do Protheus;
- Configuração de temas para diferenciação entre os ambientes de desenvolvimento e produção. Para o ambiente de produção seguiremos com o tema Azul e, para o de desenvolvimento, em Vermelho;
- Liberadas as pastas do Protheus datapara manutenção do cliente, via SFTP. A liberação afeta todos os artefatos do Protheus;
- Liberação do WEBAPPpara GADGETS. O SmartERP funciona em tablets e celulares com IOS e Android;
- Liberado novo SMARTCLIENT Electron(4.3.7) para atualização, que possui correções na navegação e renderização das telas do ambiente;
- Melhorias de infraestrutura;
- Evolução no processo de customização no processo de GIT;
- Alteradas algumas regras do SONAR, afim de flexibilizar a leitura de arquivos no ambiente do SmartERPe de verificação da função TYPE dentro de laços.
MDe no Protheus
Pelo Protheus temos acesso a todos as notas faturadas pelos seus fornecedores para sua empresa imediatamente após a autorização, e acesso ao xml da nota bem antes da chegada da mercadoria.
Essas e outras funcionalidades estão disponíveis usando o recurso MDe no Protheus padrão.
DBAccess Master SPOFLess
Foi criado um cenário, projetado e implementado o DBAccess SPOFLess, que de uma maneira resumida é o espelhamento do DBAccess (Master), criando um modelo tolerante a falhas e mais resiliente, de modo que, em caso de falha do DBAccess (Master) o espelhamento/réplica assume o papel de Master do ambiente distribuído.
TIR – TOTVS Interface Robot
É um framework de testes automatizados para interface web, desenvolvido de forma colaborativa e de código aberto com foco na flexibilidade e simplicidade. A arquitetura do TIR foi idealizada para atender a qualquer tecnologia TOTVS WEB. Um dos itens já implementados é uma classe voltada aos componentes do Protheus.
Provisão de Devedores Duvidosos – FINA645 – Financeiro – P12
A rotina constitui a provisão para devedores duvidosos:
- Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD).
- Provisão para Perdas Sobre Créditos (PPSC).
- Provisões para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD).
Broker – Balanceamento utilizando proxy reverso
A versão 12 do Protheus inclui funcionalidade nativa de proxy reverso, que pode ser utilizada alternativamente ao balanceamento utilizando master/slave disponível nas versões anteriores, podendo de maneira geral ser aplicados a variados tipos de clientes e servidores.
Existem 4 casos de uso mais comuns em que esta funcionalidade pode ser utilizada:
- Balanceamento de conexões entre Smart Client desktop e servidor Protheus
- Balanceamento de conexões entre Clientes HTML e servidor Protheus
- Balanceamento de conexões entre clientes Telnet e servidor Protheus
- Balanceamento de conexões entre clientes de Web Services e servidor Protheus
Central de Atualizações Protheus
É uma ferramenta com o objetivo de facilitar a identificação dos componentes de um ambiente Protheus e seu status de atualização.
Por meio desta solução, o cliente do ERP Protheus conseguirá identificar mais facilmente se o seu ambiente está atualizado ou não, comparando com os últimos artefatos atualizados pela TOTVS.
Central de Ajuda Protheus
A Central de Ajuda substitui o antigo Help OnLine do Microsiga Protheus, trazendo além do conteúdo do Help, documentos de mais 4 fontes de pesquisa: TDN, YouTube, Blog TOTVS e Fluig. O conteúdo será exibido com uma ou mais colunas para cada fonte de pesquisa contendo links para os resultados das buscas.
Precisa de Apoio? Para esse e outros projetos, nós da Proativa Tecnologia estamos à disposição! Entre em contato e peça seu orçamento!
Microsiga®, Protheus® e TOTVS® são produtos e marcas registradas e de propriedade da TOTVS S/A. A Proativa é uma consultoria independente da TOTVS e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.