Possuir um sistema ERP (Enterprise Resource Planing) é essencial para otimizar os processos e agilizar a tomada de decisão. Isso ocorre, pois trata-se de um sistema que possibilita integrar todas as áreas da empresa, permitindo que o gestor tenha uma visão global da organização e identifique gargalos e oportunidades.
Porém, para que o sistema ERP possa dar os resultados esperados, é necessário que ele esteja adequado as necessidades, objetivos e a consistência dos dados. Portanto, não adianta investir no software sem antes analisar a aderência aos processos da empresa.
Se a sua empresa já possui um sistema ERP e você se identifica com as situações abaixo, é possível que os processos não estejam aderentes ao ERP. Confira:
1.Utilização de Mecanismos de Controles Paralelos
Quando os processos não estão adequados ao sistema, é normal que os colaboradores tenham dificuldades em utilizar a ferramenta e acabam criando mecanismos de controle paralelos, como planilhas, por exemplo.
Ter vários arquivos de monitoramento é um fator que contribui para a perda de controle, pois, faz com que os gestores percam a visão geral e dificultam a comparação de dados e análise da real situação do negócio.
2. Relatórios Inconsistentes
Se o seu sistema ERP não gera relatórios consistentes e confiáveis, este é um grande sinal de que o sistema não está de acordo com os processos da organização. Alguns fatores como dados duplicados, contas que não fecham, dificuldade em analisar dados e informações de duas ou mais áreas, são indícios claros de algo está errado.
3. Aumento com Custo de Produção
Quando o planejamento de demandas, recursos e insumo não é bem feito, podem ser gerados gastos desnecessários que aumentam o custo de produção. Muitas vezes, isso acontece devido o gestor não obter relatórios consistentes e não conseguir integrar as informações provenientes de outras áreas. Dessa forma, ele não consegue planejar a entrega de acordo com a demanda e acaba fazendo estoques desnecessários.
O planejamento e acompanhamento das informações é fundamento para reduzir custos e evitar desperdícios. São as informações fornecidas pelo sistema ERP que sustentam a tomada de decisão.
4. Utilização de Outros ERPs
A necessidade de um sistema específico para cada área é uma consequência da falta de aderência dos processos ao ERP e gera a descentralização das informações, gerando o resultado oposto do esperado ao aderir um sistema ERP (centralizar as informações e analisá-las em conjunto).
Caso você reconheça alguns dos itens mencionados acima na sua empresa, está na hora de rever os processos e o sistema contratado. O ideal é contatar especialistas que ajudem a detectar as reais necessidades da empresa, as possibilidades de entrega do sistema atual, fazer uma mapeamento dos processos utilizados e verificar os que necessitam de ajustes.
Entre em contato com uma consultoria especializada em ERP e solicite o seu orçamento.