O eSocial é um projeto que reúne todas as informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, transmitindo-as para a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal.
O objetivo do eSocial é a consolidação das obrigações da área trabalhista em uma única entrega (através de uma única fonte), diminuindo a redundância no envio de informações e dados e substituindo, de forma gradual, algumas obrigações como CAGED, RAIS, SEFIO e GFIP, por exemplo.
A centralização da entrega destas informações trará benefícios tanto para a empresa quanto para o Fisco e o Governo, já que a entrega única facilitará o cumprimento do prazo estabelecido e a busca por irregularidades, como erros de cálculos ou declarações inconsistentes.
Além disso, com o eSocial será possível obter maior controle sobre a saúde e segurança do trabalhador, bem como os afastamentos e doenças laborais, que deverão ser declarados quase de maneira imediata, quando a empresa tomar conhecimento de tais fatos.
Embora o eSocial não trate de novas legislações, as empresas deverão se reorganizar para cumpri-lo adequadamente, pois a fiscalização será rigorosa e irá verificar e multar as infrações cometidas.
Portanto, é fundamental que as empresas fiquem atentas e se organizem para cumprir o eSocial de maneira correta e dentro dos prazos exigidos.