Não é de hoje que a tecnologia está ajudando as empresas à ganhar tempo e otimizar as tarefas das equipes. a automatização da gestão de XML faz com que as empresas não passem mais por momentos de sufoco nos fechamentos contábeis.
Quais os motivos que causam atraso na gestão do XML?
Primeiramente, é importante entender os motivos que costumam atrasar na gestão da XML. O atraso na entrega das notas fiscais, prejudica o escritório que terão que lançá-las no sistema, conferir uma por uma e apurar os impostos.
A gestão do cálculo do DIFAL (Diferencial de Alíquota do ICMS em operações interestaduais) também precisa de bastante tempo, pois tem que ser feito no sistema contábil com notas interestaduais.
Outro caso, é o envio de notas físicas, a DANFE (Documento auxiliar da nota fiscal eletrônica) com dados divergentes ao XML.
Afinal, como combater os atrasos?
As empresas que buscaram a automação da gestão podem consultar os documentos fiscais, logo no inicio do mês, permitido a escrituração, facilitando os cálculos, permitindo consulta de notas canceladas e devoluções, podendo também fazer exportação de XML das NFes para o sistema. Assim, evitando erros nos processos.
Outra vantagem é a redução de custos, as áreas de gestão não dependerão das ações de fornecedores e clientes, facilitando o processo para ambos os lados.
Ao automatizar a gestão, a área de controladoria ou gestão fiscal deixa de depender de ações de seus fornecedores e clientes e, com isso, não apenas ganha agilidade, como também reduz os custos do processo de fechamento contábil e escrituração para ambos os lados.
Ou seja, um processo que demoraria dias, levará minutos. E além da vantagem em relação ao tempo e custo, existe a vantagem de garantia de validade jurídica.
É possível ver que o sistema que realiza a gestão fiscal traz diversas vantagens, automatize você também sua empresa. Nós da Proativa Consultoria do Protheus, estamos prontos para atendê-lo da melhor forma. Com mais de 25 anos no mercado e mais de 20 consultores especialistas, vamos juntos melhorar e otimizar as tarefas da sua empresa. Contate-nos e saiba mais!
Microsiga®, Protheus® e TOTVS® são produtos e marcas registradas e de propriedade da TOTVS S/A.
A Proativa é uma consultoria independente da TOTVS e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.