Devido a corrupção e os problemas com sonegação de impostos, a Receita Federal decidiu criar um sistema unificado para transmissão de informações para fiscalização: o SPED Fiscal (Sistema único de Escrituração Digital).
Com o SPED, o recebimento das informações passou a ser feito em blocos, escriturados e enviados pelos contribuintes.
O Bloco K é um dos blocos do SPED, responsável por transmitir as informações de produção e estoque das empresas e pela definição de encargos tributários a serem cobrados.
O envio do Bloco K é obrigatório e foi instituído através do Decreto Decreto 6.022/2007 para todas as indústrias e atacadistas, ou qualquer estabelecimento que posso ser comparado a estes.
O Bloco K deverá conter todas as informações referentes ao estoque e bens da organização, seu preenchimento é complexo e deve ser detalhado.
Deve-se ficar atento aos dados enviados, pois o estoque declarado precisará ser exatamente igual ao físico, caso contrário, sua empresa poderá ser acusada de fraude, mesmo que isso tenha sido apenas um equívoco.
As empresas que enviarem o Bloco K de forma inadequada ou entregarem K com atraso, estarão sujeitas a multas de 1% do valor de estoque registrado ao fim do período de inadimplência.
É importante citar que o grande desafio do Bloco K é que o mesmo deverá ser atualizado mensalmente. Fato que tem preocupado grande parte dos administradores, visto que não é de costume fazer inventário de estoque com tanta frequência. Mas, vale lembrar que este processo é fundamental para o preenchimento adequado do Bloco.
O Sistema ERP Protheus irá auxiliar no preenchimento de Bloco K de forma correta e evitar dores de cabeça com a atualização mensal, otimizando o tempo e eliminando os erros.
Procure uma consultoria especializada no sistema Protheus e faça a implementação do módulo do Bloco K.
Prepare-se para o Bloco K! Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento sem compromisso! (11) 4426-1858 / vendas@proativatecnologia.com.br