Embora já exista a alguns anos, o SPED Fiscal é um assunto que ainda gera muitas dúvidas.
O SPED Fiscal é uma solução tecnológica que possibilita o envio das movimentações contábeis e fiscais das organização á uma base de dados.
Com o SPED elimina-se o volume de papéis da contabilidade, pois tudo é transmitido de forma digital.
O primeiro passo para cumprir de forma adequada essa obrigatoriedade e evitar problemas é contar com um bom software ERP.
Mas, como validar os arquivos no SPED?
Essa é uma dúvida comum. Pensando nisso, separamos 5 passos importantes para seguir. Confira:
1) Extraia informações do seu ERP:
A responsabilidade de gerar o arquivo é da empresa. É preciso extrair as informações do software de gestão, geralmente por meio de um arquivo de texto.
2) Faça a importação e validação para o PVA:
Após extrair as informações, é necessário submetê-las a um processo de importação e validação para o PVA (Programa Validador e Assinador).
Vale lembrar que este programa é fornecido pela própria Receita Federal.
O PVA é um programa completo que possibilita digitar mais informações, fazer alterações, excluir escriturações, emitir relatórios, fazer a transmissão do arquivo, pesquisar registros e gerar cópia de segurança.
3) Procure uma autoridade certificadora credenciada:
O próximo passo é procurar uma autoridade certificadora credenciada pela infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), sendo essas, autoridades que emitem certificados digitais.
4) Assine a sua declaração digitalmente:
Com a importação, os ajustes e a validação feitos, deve-se assinar a declaração digitalmente, através de um certificado digital (e-CNPJ), do tipo A1 ou A3.
5) Transmita a declaração para a Receita Federal:
Após cumprir todos os passos citados a cima, a declaração poderá ser transmitida para a Receita Federal.