A NF-e 4.0 é um assunto que está alta. A versão irá passar por algumas mudanças que prometem trazer melhorias para as empresas e impactar os sistemas ERPs.
Até o dia 02 de Julho de 2018 a versão 3.10 ainda será válida, juntamente com a versão atual (4.0), a partir desta data, o novo modelo será obrigatório.
A Nota Fiscal Eletrônica trata-se de um documento digital, envolvido na troca comercial de produtos que é enviada ao consumidor através de um arquivo com o formato XML.
O layout da NF-e irá sofrer alterações com a inclusão de novos campos para preenchimento de dados.
Uma das novidades no novo layout da Nota Fiscal Eletrônica é a adoção do protocolo TLS 1.2, que será responsável por oferecer maior nível de segurança no processo de emissão que o antecessor protocolo SSL. Essa alteração de nível técnico não deve gerar preocupação para as empresas.
Além da adição dos novos campos, há também algumas modificações ou acréscimo de informações aos já existentes. No campo indicador de presença, por exemplo, existe a possibilidade de escolher a opção de operação presencial fora do estabelecimento (opção 5); duas modalidades foram acrescentadas ao “Grupo X-informações do Transporte da NF-e”, que são a aceitação de transporte próprio por conta do remetente e transporte próprio por conta do destinatário; o campo “Forma de Pagamento” passa a se chamar “Pagamento” e deve incluir valores de troco; e, no campo “Medicamento” foi criada uma área exclusiva para informar o código de produto da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para o caso de remédios e matérias-primas farmacêuticas.
Portanto, a versão atualizada da NF-e visa tornar o processo de emissão mais padronizado, aumentando a segurança e o controle por parte das empresas através de seus sistemas ERPs.
Quem não aderir a nova versão, não poderá mais emitir as notas eletrônicas e passará a vender irregularmente seus produtos e serviços.
Ainda que o ambiente da NF-e 4.0 esteja em produção, o prazo final para a migração não está longe. Por isso, é fundamental que as empresas se preparem e atualizem seus ERPs o mais rápido possível!