Muitas empresas possuem dúvidas sobre como enviar o SPED Fiscal. Porém, o envio dessa obrigatoriedade não é nenhum bicho de 7 cabeças.
A própria Receita Federal disponibiliza um guia com o passo a passo para enviar o SPED Fiscal.
É importante lembrar que o primeiro arquivo digital deve ser submetido ao PVA (Programa Validador e Assinador). E é possível fazer o download desse programa através do link, fornecido pela Receita Federal do Brasil.
Após o arquivo ser validado, sem erros ou pendências, é necessário assiná-lo digitalmente utilizando uma certificação A1 ou A3 (Essas certificações são emitidas por entidades credenciadas).
Vale a pena ressaltar que o SPED Fiscal é obrigatório e está previsto na legislação tributária.
A boa notícia é que embora o SPED possa parecer complexo, ele pode tornar tornar os processos de gestão fiscal de uma organização mais fáceis e rápidos.
Além disso, o Sistema ERP Protheus pode facilitar o envio do SPED, gerando os arquivos necessários para a sua entrega de maneira simples e automatizada.