Executar uma atualização entre versões de um ERP sempre foi uma das atividades mais temidas pelas organizações, pois envolve riscos de perder informações e dados valiosos, e muitas vezes, é um processo que necessita de um alto investimento.
Não é novidade para os usuários de longa data do ERP Protheus Totvs, que a cada nova versão do software é preciso fazer uma migração de dados, que envolve etapas de planejamento e execução, para que tudo ocorra conforme o esperado e nada se perca durante o processo.
Devido a isso, contar com o apoio de profissionais que possuam o know-know adequado é a melhor opção para evitar problemas e poupar tempo em relação a implementação de mudanças.
Optar por fazer a migração de versão internamente pode ser uma opção para economizar, mas, nem sempre é a melhor solução. Deve-se considerar que um erro pode significar grandes prejuízos para a empresa.
Portanto, o ideal é organizar-se financeiramente para executar o processo tranquilamente.
É importante citar que antes de qualquer migração definitiva, é fundamental realizar testes para verificar se a nova plataforma está funciona de maneira correta, o que irá exigir tempo e dedicação da equipe de TI. Somente após a validação de todos os testes é que se pode concluir a migração.
Vale ressaltar que qualquer falha pode comprometer a base de dados, e como consequência, a empresa como um todo.
Além disso, a cada versão do sistema Protheus traz novas funções, que devem ser aprendidas pelos colaboradores da empresa para o uso correto do ERP, o que irá levar um certo tempo para adaptação.
Porém, este período de adaptação pode ser reduzido quando a empresa investe em treinamentos para o uso do software.
Sobre o Protheus Totvs v.12:
A versão 12 do Protheus Totvs traz alguns benefícios, como o upgrade por release incremental, que irá proporcionar atualizações constantes e ágeis de forma automática, o que significa que não será mais necessário parar a operação nem se preparar financeiramente para os impactos comerciais de atualizações de versões, como ocorreu nos últimos anos, ou seja, as mudanças serão incrementais, tornando a plataforma cada dia mais robusta e atualizada com os melhores recursos tecnológicos.
Vale a pena lembrar que o prazo para atualização de versão do Protheus é dia 31 de dezembro de 2017, após essa data a TOTVS não realizará manutenção em versões expiradas do sistema. Exceto para as empresas que contrataram a Garantia Estendida.
Ainda não fez a migração de versão? Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!