A Sigla EFD significa Escrituração Fiscal Digital.
Criado em 2009, o EDF é um arquivo digital que deve conter todos os registros de documentos fiscais da empresa e informações de interesse aos fiscos municipal, estadual e federal.
Com a utilização do EFD ganha-se agilidade na burocracia que o empreendedor brasileiro precisa cumprir mensalmente, eliminando a papelada e integrando o sistema dos fiscos.
O EFD pode substituir a apresentação as autoridades dos livros fiscais de Entradas e Saídas, Registro de Inventário, de Apuração do IPI, do ICMS e do controle de crédito do Ativo Permanente (CIAP).
Este arquivo deve ser gerado pelo contribuinte, com base nas especificações técnicas do layout da EFD, previsto no Ato Cotepe/ICMS nº 09/2008, assinado digitalmente e enviado, via Internet, ao ambiente SPED.
Com o ERP Protheus a entrega do EFD torna-se mais simples, pois o sistema possui as informações contábeis e fiscais organizadas, atualizadas e seguras.
Vale lembrar que o EFD deve ser enviado até o décimo dia útil de cada mês, contendo registros referentes as atividades das organizações dos dois meses anteriores.
É importante citar que com a modernização dos processos, a Receita Federal pretende que nos próximos anos o envio de informações ao fisco seja em tempo real.