O termo BI (Business Intelligence – inteligência de negócios) refere-se a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados e informações que auxiliam na gestão empresarial.
Pode-se dizer que BI é o conjunto de metodologias, processos, estruturas, tecnologias e teorias que fazem com que os dados se tornem informações úteis para a tomada de decisão.
O primeiro passo do BI é colher informações dentro da própria empresa. O segundo passo é buscar fontes e dados sobre as necessidades do público-alvo, o processo de decisão de compra, fatores econômicos, culturais e tecnológicos e informações sobre os concorrentes.
Cada sistema de BI possui uma meta específica baseada nos objetivos e visão da empresa.
Tudo se inicia com uma coleção de dados de uma ou mais fontes e sua integração, que formam uma central de dados ou armazém de dados (Data Warehousing).
Essa imensidão de dados é explorada em busca de padrões consistentes que possam identificar relacionamentos e serem mapeados para extrair informações relevantes.
As análises feitas em BI geram relatórios importantes para esclarecer o cenário do mercado.
Atualmente, a tecnologia oferece soluções de BI que são aplicadas como estratégia integrada, tornando-se ótimas aliadas para a gestão de informação, desenvolvimento empresarial e aumento da competitividade.
É fundamental que o profissional de BI atente-se a detalhes importantes e saiba identificar oportunidades de negócio através do levantamento de dados, entendendo tendências, necessidades e desejos dos clientes para promover produtos ou serviços.
Vale a pena lembrar que não existe uma fórmula secreta que garanta o sucesso nas estratégias de BI.
Porém, boas práticas de BI possibilitam a compreensão do perfil do público alvo, fator determinante para a oferta do produto e reduz os erros, aumentando a eficiência e a assertividade nas estratégias e decisões.