O Termo Cloud Computing (Computação na Nuvem) tornou-se muito popular nos últimos tempos. E com isso, algumas empresas têm pensado em subir o seu sistema ERP Protheus para a Nuvem, porém, antes de tomar esta decisão, alguns pontos devem ser analisados.
O conceito de nuvem surgiu com a possibilidade de utilizar sistemas ou plataformas de trabalhos instaladas em servidores hospedados e distribuídos na web. O que torna desnecessária a instalação no computador pessoal do usuário ou em uma estação de trabalho da empresa.
É importante citar que o simples fato de um servidor poder ser acessado via internet, não faz com que o mesmo possa ser “chamado de nuvem”.
Caso seja necessário uma aplicação rodando sobre a estação de trabalho para poder acessar o serviço contratado, já não se pode mais considerá-lo um serviço na nuvem. É preciso entender a diferença entre um servidor hospedado em um Data Center de terceiros e um serviço na nuvem e analisar o que irá corresponder melhor aos objetivos da empresa.
O ERP na nuvem traz diversas vantagens, como redução de custos com mão de obra de TI, redução de investimentos com infraestrutura, maior segurança, acesso facilitado, facilidade de integração com outros softwares e aplicações, serviços de backup, garantia de desempenho, entre outros benefícios.
Mas, vale lembrar que é fundamental analisar o cenário da empresa e verificar com o auxílio de especialistas se a versão Cloud será uma boa opção para a empresa e conseguirá atender as suas necessidades e objetivos.