SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
A partir de 2009 todas as empresas passaram a substituir os livros oficiais em papel pelo formato digital. Com isso, o nível de informações fiscais e contábeis disponibilizadas ao fisco é muito maior, o que possibilita que o fisco cruze informações com facilidade e que a empresa se torne alvo mais fácil para a fiscalização.
Neste contexto torna-se fundamental mapear os processos, estar ciente das informações que estão sendo enviadas ao fisco e garantir a consistência dos dados enviados. Devido a isso, é preciso preparar-se para a entrega do SPED, identificar falhas e dar mais clareza aos processos internos.
O sistema ERR auxilia as empresas a cumprirem esta obrigação e garantir a consistência e coerência dos dados enviados.
Conheça alguns módulos do SPED:
CT-e:
O CT-e é um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, que visa documentar uma prestação de serviços de transportes, cuja a validade é garantida através da assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.
ECD:
A Escrituração Contábil Digital (ECD) tem como objetivo substituir os seguintes livros em papel pela versão digital:
Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles Transcritos.
ECF:
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) tem como objetivo substituir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de junho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
EFD:
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um arquivo digital constituído por um conjunto de escriturações de documentos fiscais e outras informações de interesse do fisco municipal, estadual e federal, bem como os registros de apuração de impostos referentes ás operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
eSocial
O eSocial é um projeto do governo federal que tem como objetivo unificar a prestação de informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional.
Bloco K:
O Bloco K é a versão digital do livro de registro de controle de produção e estoque. Este livro é composto por informações amplas referentes ao que acontece com os materiais dentro da empresa, desde a posição do estoque até as requisições dos insumos para a produção.
NF-e:
O Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias da Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil, e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que possa substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida através da assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e possibilitando, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.