Processo x Sistema
O mapeamento de processo é um meio e não um fim. Com ele a organização identifica os processos críticos, as regras de negócios, os tratamentos de exceções e possíveis desvios. A partir dessas informações é possível modelar, integrar, monitorar e otimizar todas as etapas do negócio, criando uma maior aderência ao ERP, visando maior produtividade e lucratividade.
Documentação dos fluxos e processos em nível de detalhamento de procedimento operacionais
- Fluxograma macro da organização;
- Fluxograma departamental;
- Descrição dos processos principais de cada departamento;
- Descrição dos procedimentos operacionais por função.
Análise do processo com base no levantamento acima com os seguintes objetivos
- Identificação do nível de utilização do sistema;
- Identificação de processos que não são apoiados por sistema;
- Identificação da aderência dos processos existentes na empresa com relação ao sistema.
Análise da utilização do sistema
- Análise de customizações existentes e sua utilização;
- Análise do nível de implantação do sistema, verificação de sub-utilização;
- Identificar necessidade de treinamento dos usuários;
- Levantar problemas no sistema atual e oportunidades de melhorias no sistema.
Identificação de oportunidades de melhoria por área
- Elaboração de propostas de melhoria.
Apresentação dos trabalhos
- Apresentação dos trabalhos e plano de melhorias.
Documentação gerada
- Elaboração de documento dividindo o escopo em:
- Processos em conflito com o sistema;
- Identificação de customizações necessárias;
- Plano de ação para estabilizar o sistema;
- Implementação de novos recursos que poderiam auxiliar no processo.