É comum ao falar sobre SPED, pensarmos em burocracia e processos complexos.
Porém, diferente do que muitos imaginam, o SPED é um projeto do governo que visa diminuir os problemas com o Fisco, gerando otimização de tempo e praticidade.
Com o SPED Fiscal, grandes problemas relacionados ao imposto de renda foram reduzidos.
Antes da criação do SPED os empreendedores deveriam se dirigir até a Receita Federal para apresentar os tributos referente a sua empresa e era necessário o preenchimento manual de uma grande papelada.
Após esse processo, era preciso se dirigir até a Receita Federal novamente para realizar a entrega, que seria comprovada e depois de algumas semanas, por fim, validada.
O SPED Fiscal eliminou todas essas etapas. Atualmente, as PME’s levam em média 2 horas para fazer o download do arquivo do SPED, preenche-lo e enviá-lo para o PVA.
Além disso, o SPED também gera economia, pois, não há mais custos com a impressão dos papéis para a entrega. E com o tempo otimizado, os colaboradores da empresa não perdem tanto tempo para realizar a tributação, dessa forma, as suas horas remuneradas são de real efetividade ao lucro direto da empresa, aumentando a taxa de produtividade.
Portanto, o SPED fiscal pode representar uma busca por melhores oportunidades e o avanço para a economia brasileira, trazendo competitividade, redução de custos e otimização de processos para as empresas.