A sigla ECD significa Escrituração Contábil Digital e surgiu em 2008, criada para fins fiscais e previdenciários.
Também conhecida como SPED Contábil Digital, a ECD é uma obrigatoriedade que visa emitir livros contábeis em formado eletrônico e deve ser entregue anualmente ao SPED.
Fazem parte do arquivo, se existirem, os seguintes livros: Livro Diários e seus Auxiliares, Livro Razão e Livro Balancetes Diários, Balanços e Fichas comprobatórios dos assentamentos nele transcritos.
É importante estar atento a essa obrigatoriedade, pois o fisco irá cruzar informações entre a escrituração da empresa, fornecedores, clientes e o mercado de atuação da organização.
Devido a isso, é fundamental avaliar a qualidade dos dados, rever os processos gerados pelos departamentos das empresas e conhecer e mitigar os riscos.
O sistema ERP Protheus irá auxiliar a empresa a garantir a integridade dos dados, cumprir as obrigatoriedades e entregar a ECD no prazo determinado.