Todos sabem que a gestão de uma empresa não é algo simples, é necessário se preocupar com diversas questões que incluem desde a administração até o desenvolvimento de um produto ou serviço.
Para evitar erros e tudo ocorrer bem, é fundamental automatizar as operações. Nesse caso, investir em um ERP é uma excelente solução, pois possibilita o controle de todos os departamentos em um único sistema, facilitando as rotinas empresariais e aumentando a competitividade da empresa.
“Mas, será que realmente devo investir em um ERP? E como saber se é a hora certa para implantar o software?”
Para te ajudar nestas questões, separamos 8 motivos para adotar um software ERP na sua empresa.
1. Melhorar o Fluxo de Informações e a Comunicação Interna:
É comum que existam diversos softwares para cada departamento da empresa, o que dificulta o controle e análise de todas as informações. Com a implantação do ERP, todos os processos e informações estarão reunidos, padronizados e atualizados em um único sistema, melhorando a comunicação interna e o fluxo de informações e aumentando a qualidade do serviços e produtividade dos funcionários.
2. Suporte ao Crescimento da Empresa:
Junto com o crescimento da empresa surgem novos clientes, funcionários e operações. Nesse momento é preciso adaptar as rotinas, de forma que se torne possível a gestão dos novos dados, mas, sem perder os dados antigos e esse é o grande desafio.
O Sistema ERP faz com que a mudança seja feita de maneira rápida, segura e otimizada.
3. Tempo é Dinheiro:
Quanto tempo os funcionários levam para reunir e analisar os dados em planilhas?
O software ERP irá reduzir o tempo gasto com a execução de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas, gerando mais agilidade e eficiência nos procedimentos.
4. Infraestrutura e Segurança:
As informações da sua empresa são extremamente importantes. Muitas vezes, abandonar os processos manuais e as planilhas representa um risco.
Porém, o ERP oferece a infraestrutura ideal para que as suas informações estejam sempre seguras.
5. Organização e Controle:
Para que as operações ocorram conforme o esperado, é fundamental entender os processos e analisar se as metas estão sendo cumpridas.
A implantação do ERP facilita na organização, na compreensão e no controle dos processos.
6. Evitar os Erros e o Retrabalho:
Um erro pode significar perda de tempo, retrabalho e prejuízo financeiro.
Quando as informações estão confusas, os erros e a redundância nas atividades tornam-se constantes. Por isso, é essencial automatizar os processos.
7. Redução de Custos:
Os itens citados anteriormente podem levar a gastos desnecessários e gerar prejuízos.
Com a utilização do ERP é possível reduzir os custos da empresa e aumentar a assertividade, saúde financeira e lucratividade do negócio.
8. Assertividade na Tomada de Decisões:
Com o controle e acesso a todas as informações de forma simples e rápida, o tempo de resposta aos clientes e fornecedores é reduzido.
Além disso, diminuem-se as incertezas, tornando a tomada de decisões mais rápida, segura e assertiva e aumentando a competitividade e o sucesso da empresa.