A tecnologia é fundamental para a gestão empresarial. Mas, para garantir o sucesso das operações do ERP, é necessário que o sistema esteja alinhado com as necessidades da empresa e com o avanço tecnológico.
Por isso, é preciso saber identificar se o seu ERP está suprindo as necessidades e é ideal para cumprir o planejamento estratégico da empresa em médio e longo prazo.
Veja abaixo os 6 principais motivos para trocar de sistema ERP:
1 – Crescimento Empresarial:
O sistema de gestão empresarial geralmente é escolhido conforme as necessidades da empresa no momento, porém, o esperado é que com o passar do tempo a empresa cresça e com isso, os processos diários tornem-se mais complexos.
Por isso, é essencial que o ERP consiga suportar processos futuros e possa reduzir os erros e automatizar os processos.
É comum que o software utilizado há 5 anos atrás, por exemplo, já não acompanhe mais os processos da empresa, o que pode resultar em erros e prejudicar a organização. Portanto, antes que isso ocorra, deve-se analisar se não é a hora de investir em um sistema que possa atender as novas demandas.
2 – Usabilidade e Mobilidade:
É fundamental que o sistema tenha uma usabilidade simples e intuitiva.
Além disso, nos dias atuais a mobilidade torna-se primordial, para que o colaborador possa acessar o sistema de qualquer lugar e a qualquer hora, seja para realizar consultas, executar atividades, extrair relatórios, entre outras funcionalidades.
3 – Informações Constantemente Atualizadas:
O Sistemas ERP’s também são utilizados para emissão de notas e controle de informações que serão disponibilizadas aos órgãos fiscalizadores. Por isso, é extremamente importante que as informações estejam atualizadas. Além disso, o sistema deve estar em conformidade com as regras e normatizações atuais.
4 – Compartilhamento de Informações e Integração entre os Departamentos:
A ineficácia no compartilhamento de informações e a falta de integração entre os departamentos pode gerar graves consequências para empresa, prejudicando até mesmo no atendimento ao cliente. O software ERP deve permitir a integração de todos as áreas da empresa e possibilitar que as informações sejam compartilhadas em tempo real.
5- Atualização do ERP:
Alguns ERP’s antigos não permitem que sejam adicionados complementos, como por exemplo, mecanismos de compra ou informações de produto. Porém, é possível que a empresa demande mudanças em relação a formatação dos antigos processos.
Neste caso, é recomendado investir em um novo sistema que se adeque a realidade da organização e se adapte aos processos da empresa, trazendo eficiência para o negócio.
6 – Melhor Custo x Benefício:
Optar por trocar de ERP exige investimento e demanda tempo, porém, continuar com o software antigo pode gerar grandes prejuízos. As falhas de um software obsoleto pode frustrar negociações e a desatualização referente as legislações pode gerar multas.
Portanto, apesar de parecer caro em um primeiro momento, trocar de ERP é a melhor forma de evitar dores de cabeça e manter a produtividade da empresa.
Está na hora de trocar de ERP? Então entre em contato conosco!
A Proativa Tecnologia é uma Consultoria Especializada no Sistema ERP Protheus. Estamos há mais de 25 anos no mercado, contamos com consultores seniores qualificados e com certificação Totvs. Buscamos disponibilizar o que há de melhor e mais adequado conforme a necessidade e objetivo de cada cliente e nos comprometemos com o resultado.