Lançada no final de 2014, a versão 12 do Protheus é a última versão do ERP e traz um melhor desempenho e uma interface mais intuitiva e prática.
O objetivo da Versão 12 é unir a tecnologia fluída, com a essencialidade e um ERP mais ágil.
Diferente das outras versões que demandavam um longo período de parada no uso do ERP para migrar todo histórico, criar projetos de migração e que necessitavam de um tempo de adaptação, a nova versão do Protheus terá atualizações contínuas, feitas de forma rápida e segura, através de release incremental.
Além disso, será possível ativar somente as funções necessárias para a rotina da empresa.
A partir do dia 31 de Dezembro de 2017, a versão 11 não terá mais suporte da TOTVS. Portanto, é fundamental fazer a migração de versão antes deste prazo.
Como muitos já sabem, executar a migração pode ser um processo complexo. Por mais que o usuário esteja familiarizado, toda atenção e cuidado é pouco na hora de atualizar o sistema.
Apesar do procedimento ser deliciado, a versão 12 foi pensada para funcionar de forma fluída e sem inconvenientes, evitando a perda de dados e aproveitando os benefícios do Protheus 12.
Mas, para que a atualização do sistema ocorra da maneira esperada, recomenda-se que a empresa conte com o apoio de profissionais qualificados e com Know-Know adequado para passar por este processo sem riscos.
Mas, antes de iniciar a atualização de versão, é fundamental fazer algumas considerações. Veja:
1 – Reforma da estrutura do ERP:
Arquivos e dados duplicados ou triplicados e outros tipos de falhas: antes de atualizar o ERP é um excelente momento para identificar dados duplicados e unificá-los, ou mesmo, repensar a organização e otimizar o acesso e manutenção do seu sistema Protheus.
2 – Políticas de acesso:
A migração cria uma ótima oportunidade para reestruturar as políticas de acesso. Alguns precisam passar por recadastramento e, com isso, pode-se definir melhor quais os limites de acesso para cada usuário.
Uma dica é criar grupos e dividir por categorias, o que irá proteger as informações e dados sensíveis e garantir o acesso a quem precisa, mas apenas o necessário.
3 – Capacitação:
À cada nova versão, o ERP Protheus disponibiliza novas funcionalidades. Portanto, será preciso que sua equipe aprenda a aproveitar todos os novos benefícios do software.
A ideia é que os usuários sejam capacitados previamente para lidar com as novas rotinas de funcionamento. Deve-se oferecer treinamento e envolver os colaboradores em atividades, de forma que facilite o entendimento em relação ao sistema, instruindo-os sobre os seus processos.
4 – Mudança de servidor ou de plataforma:
O período de migração é ideal para efetuar mudanças que exigem uma reestruturação. Se já existia um plano de modernizar os servidores ou fazer qualquer outro tipo de atualização de hardware, este é o momento.
5 – Hora de procurar apoio:
Além de todas as oportunidades de reestruturar e reorganizar o sistema de ERP, a decisão de iniciar a atualização para o Protheus V12 também é uma oportunidade para procurar o apoio de profissionais especializados no sistema.
Com o auxilio de uma equipe qualificada, a empresa passará por este processo de forma segura, sem correr risco de perder dados e obtendo a ajuda necessária para se adaptar com a interface do sistema atualizado.
A Proativa Tecnologia está há mais de 25 anos no mercado, somos uma consultoria especializada no sistema ERP Protheus da Totvs e possuímos sólidos conhecimentos no produto e em tecnologia. Entre em contato conosco e solicite já o seu orçamento!