As obrigações acessórias referem-se as obrigações fiscais, que formam etapas para o recolhimento dos tributos por um negócio, beneficiando a fiscalização.
As empresas que não cumprem as obrigações acessórias ficam irregulares com a Receita Federal e Estadual, o que pode resultar em multas, processos ou até mesmo no fechamento da organização.
Além disso, a entrega inadequada ou o não cumprimento das obrigações acessórias pode gerar entraves para obter financiamentos ou participar de licitações e outros procedimentos que exijam certidões negativas.
Portanto, ficar irregular com o Fisco irá trazer inúmeros prejuízos para a sua empresa. Pensando nisso, criamos este artigo. Veja 4 dicas para ficar em dia com o fisco!
1. Mantenha-se Atualizado Sobre a Legislação Vigente:
Em um cenário de transformação frequente, ficar em dia com o fisco não é uma tarefa fácil, a legislação tributária brasileira está em constante mudança. Por isso, é fundamental conhecer e buscar atualizar-se sobre os detalhes das obrigações acessórias para cumprir as suas exigências.
Portanto, torna-se extremamente importante acompanhar as novidades sobre a legislação e saber quais são as obrigações que a sua empresa está submetida.
2. Capacite a Sua Equipe:
Todos os colaboradores que irão interferir diretamente no cumprimento das obrigações precisam ser devidamente preparados para se adequar as novas regras e normas, estando plenamente cientes sobre quais obrigações acessórias deverão ser cumpridas. Dessa forma, o fluxo de trabalho fluirá melhor, diminuindo as chances de erros e simplificando os processos.
3. Organize-se e Não Deixe Para a Última Hora:
A maioria das obrigações acessórias exigem uma grande quantidade de informações, principalmente em casos de empresas de grande porte.
Exportar, reunir, analisar e conferir estes dados na última hora, além de resultar em erros, pode ser algo inviável.
Portanto, para evitar transtornos e conseguir cumprir as obrigações dentro do prazo, recomenda-se que a empresa faça um planejamento antecipadamente. Este planejamento deverá conter prazos, indicadores e métricas, controles definidos e etapas a serem seguidas estabelecidos.
4. Conte Com o Sistema ERP Protheus:
O Sistema ERP Protheus irá auxiliar no cumprimento das obrigações acessórias, agregando informações contábeis e fiscais, centralizando dados, possibilitando um acompanhamento automático e reduzindo os possíveis erros.
Além disso, o software (em sua versão atualizada) está preparado para cumprir as novas regras e normatizações do Fisco, fazendo toda a diferença para que a sua empresa garanta o cumprimento das obrigações de forma adequada, dentro dos prazos e uma situação totalmente regularizada junto ao fisco.