Permite que o sistema fique mais ativo, não somente reativo, ou seja, estando os processos de negócios definidos, estes são acompanhados e executados em seu fluxo pelo sistema através de e-mails. Por exemplo: Ao se incluir uma cotação de compra no sistema, o sistema automaticamente gera e-mails para os fornecedores, sendo que nestes e-mails contém formulários que deverão ser preenchidos com o preço de cada item, com a opção de retorno. Ao retornar ao formulário o workflow automaticamente recebe estas informações, analisa e gera outro e-mail para o comprador responsável avisando-o.
Trata-se de uma ferramenta bem interessante para o controle de processos, ganhando agilidade e eficiência. Imagine as possibilidades de um sistema ativo no departamento de vendas, gerando informações automaticamente para vendedores, clientes, de forma agendada.
O Workflow é uma ferramenta que acompanha o ERP e está disponível a todas as empresas que utilizam o sistema.
O objetivo principal desta ferramenta é automatizar os processos, principalmente através do envio e resposta de e-mails, que usualmente são realizados manualmente no dia-a-dia de uma empresa. Chamamos de Processo toda e qualquer operação que possa ser realizada dentro do sistema de ERP e que possa ser automatizado. O Workflow permite controlar não somente o envio de mensagens, mas também o retorno/resposta delas, assim como rastrear individualmente cada processo e atualizar a base de dados.
Além disto, é possível agendar tarefas a serem executadas em períodos determinados, como por exemplo, a geração de relatório das vendas toda segunda-feira e envio deste por e-mail para os gerentes de vendas.
É uma ferramenta que agiliza processos e o mais importante, faz com que o trabalho não fique parado, ficando o sistema pró-ativo na execução dos processos. Se a sua empresa já utiliza o ERP, esta ferramenta já está disponível; só é necessário implantá-la.